hotel ruanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DE FILME
1
Hotel Ruanda
Catarina Nogueira Possatto e Rhuan Dergley da Silva
Sumário: 1. Introdução – 2. Histórico dos Direitos Humanos e as violações cometidas no episódio “Ruanda”: 2.1 Crimes cometidos em Ruanda sob a égide do Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos; 2.2 Crimes cometidos em Ruanda sob a égide do Sistema Especial de Proteção dos Direitos Humanos – 3. DireitoInternacional Humanitário ou Direito Internacional dos Conflitos Armados – 4. Tribunal Penal Internacional para Ruanda – 5. Considerações finais – 6. Referências bibliográficas – Trecho extraído do filme
1. Introdução
“Hotel Ruanda” é um longa-metragem lançado em 2004, dirigido por Terry George e coproduzido pela Itália, Reino Unido e África do Sul, em que é retratada a história da guerra civilde Ruanda, que durou de janeiro a dezembro de 1994 e que deixou quase um milhão de pessoas mortas.
O motivo que desencadeou a Guerra Civil de 1994 foi a dominação da Bélgica em Ruanda no período entre o fim da Primeira Guerra Mundial e o Fim da Segunda Guerra Mundial (1918-1945). Isso porque, durante esse período de dominação, os belgas dividiram o povo ruandês em hutus e tutsis, sob a alegaçãode que os tutsiseram mais altos, com narizes mais finos e pele mais clara.
Durante esse período, os colonos belgas usaram os tutsis para governar o país. Porém, com a saída da Bélgica, após a Segunda Grande Guerra, os hutus alcançaram o poder e quiseram se vingar dos tutsis por anos de repressão.
Os tutsis organizaram-se na “Frente Patriótica de Ruanda” e os hutus, que não estavam no poder, namilícia “Interhamwe”, o que gerou confrontos armados.
Nesse sentido, veja-se a passagem abaixo, extraída do início do filme: “[...] Se alguém me pergunta, caros ouvintes, por que eu odeio os tutsis, eu digo: ‘Leia nossa história’. Os tutsis se aliaram aos colonos belgas. Roubaram as nossas terras hutus e nos açoitaram. Agora, esses rebeldes tutsis voltaram. São baratas. São assassinos. Ruanda éterra dos hutus. Somos a maioria. Eles são uma minoria de traidores e invasores. Acabaremos com os rebeldes da Frente Patriótica de Ruanda. Esta é a RTLM, a rádio do poder hutu. Fique alerta. Vigie seus vizinhos”.
Para acabar com o confronto entre tutsis e hutus, o presidente de Ruanda, Juvenal Habyarimana, assinou, na Tanzânia, um acordo de paz com os rebeldes tutsis, proposto pela Organização dasNações Unidas – ONU.
Todavia, após a assinatura do acordo, o avião que transportava o então presidente foi derrubado, ocasionando a sua morte. A rádio RTLM noticiou que o presidente havia sido morto pelos rebeldes tutsis e determinou aoshutus que saíssem às ruas para “cortar as árvores altas”, ou seja, para matar todos os tutsis, tanto a milícia da Frente Patriótica de Ruanda, quanto a populaçãocivil.
Assim, em um movimento acéfalo, a população saiu às ruas, armada, matando umas as outras.
Dentro desse contexto de guerra, o ator principal, Don Cheadle, interpreta a história real de Paul Rusesabagina, um ruandês hutu, casado com Tatiana, que é tutsi. Paul é gerente do Hotel quatro estrelas Des Mille Collines, pertencente ao grupo belga Sabena.
Quando o representante belga do hoteldeixa Ruanda, Paul se torna o responsável e, a pedido de alguns representantes da ONU e da Cruz Vermelha, abrigou 1.268 refugiados ruandeses entre tutsis e hutus durante a guerra civil.
No desenrolar da trama, a milícia Interhamwe, sob o controle de George Rutaganda, continuou a matança da população tutsi, apoiada pelo exército de Ruanda, comandado pelo general Augustin Bizimungu.
Duas cenas muitoestarrecedoras são a do estupro das mulheres tutsis pela milícia Interwamwe e a do carro do hotel, que, em meio à nebulosidade, ao atravessar uma estrada de Kigali, com alimentos para os refugiados, passa por cima da população civil morta.
Passados mais de cem dias no hotel, alguns refugiados conseguem visto de saída de Ruanda, mas osInterhamwe descobrem e preparam uma cilada que quase mata a...
tracking img