Erp enterprise resource planning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*
* Sumário
1 INTRODUÇÃO 1
2 ENTERPRISE RESOURCE PLANNING (ERP) 2
2.1 Conceito 2
3 A EVOLUÇÃO DO ERP 2
4 TECNOLOGIA DOS SISTEMAS EMPRESARIAS INTEGRADOS 3
4.1 Modelo cliente-servidor 3
4.2 Sistemas abertos 4
5 CARACTERÍSTICAS DO ERP 5
6 IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA ERP 6
6.1 Motivos e razões 6
6.1.1 Negócios 6
6.1.2 Legislação 6
6.1.3 Tecnológicos 7
6.2Fases da Implementação 7
6.2.1 Pré-implementação 7
6.2.2 Implementação 8
6.2.3 Pós-implementação 8
7 CONCLUSÃO 9
8 BIBIOGRAFIA 10

INTRODUÇÃO
Com o avanço da Tecnologia da Informação as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para auxiliar em suas atividades, no intuito de agilizar os processos dos departamentos e escritórios vários sistemas foram sendodesenvolvidos. Porém cada departamento utilizava-se de seu próprio sistema ficando assim as informações divididas entre diferentes sistemas.
Essas divisões causavam uma enorme dificuldade na obtenção de informações consolidadas além do armazenamento redundante em mais de um sistema. Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) foram criados para solucionar esses problemas ao agregar, em um só sistemaintegrado, funcionalidades que suportam as atividades dos diversos processos de negócio das empresas.

ENTERPRISE RESOURCE PLANNING (ERP)
Conceito
A E.R.P. ou Planejamento de Recursos Empresarias são softwares de gestão empresarial ou de sistemas integrados, que possuem como objetivo a integração de todos os setores e funções de uma empresa para um único sistema computacional possibilitando assimum fluxo de informações, contínuo e consistente por toda a empresa, sob uma única base de dados. É um instrumento para a melhoria de processos de negócios, como a produção, compras ou distribuição, com informações on-line e em tempo real. Em suma, o sistema permite visualizar por completo as transações efetuadas pela empresa, desenhando um amplo cenário de seus negócios.

A EVOLUÇÃO DO ERP
Osconceitos modernos de controle tecnológico e gestão corporativa tiveram seu início no final da década de 50, os primeiros sistemas de controle de estoque eram rodados por gigantescos mainframes. Porem a automatização era cara, lenta e para poucos, mas já demandava menos tempo que os processos manuais. No início da década de 70, com a expansão econômica e a maior disseminação computacional surgiramos MRPs (Material Requirement Planning ou planejamento das requisições de materiais) os antecessores do ERPs, já na forma de conjuntos de sistemas, também chamados de pacotes, que conversavam entre si e possibilitavam o planejamento do uso dos insumos e a administração das mais diversas etapas dos processos produtivos. Seguindo a linha evolutiva, a década de 80 marcou o início das redes decomputadores ligadas a servidores mais baratos e mais fáceis de usar que os mainframes, além da revolução nas atividades de gerenciamento de produção e logística. Surgi então o MRP II (Manufacturing Resource Planning ou planejamento dos recursos de manufatura), que agora também controlava outras atividades como mão-de-obra e maquinário.
Na prática, o MRP II já poderia ser chamado de ERP pela abrangênciade controles e gerenciamento. Mas não se sabe ao certo quando o conjunto de sistemas ganhou essa denominação. O ERP, um conjunto de sistemas integrados, tinha de conversar ou buscar dados em outros softwares, o que nem sempre era fácil, e resultava na impressão de formulários que precisavam ser digitados novamente para que as informações pudessem ser inseridas no ERP. Bem de acordo com odistanciamento que existia entre os departamentos de uma empresa. O próximo passo, já na década de 80, serviu tanto para agilizar os processos quanto para estabelecer comunicação entre essas ilhas departamentais. Foram então agregados ao ERP novos sistemas, também conhecidos como módulos do pacote de gestão. As áreas contempladas seriam as de finanças, compras e vendas e recursos humanos, entre outras,...
tracking img