Projeto inovadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como fazer projetos inovadores

São Paulo 2011

Como fazer projetos inovadores
Esta apostila é destinada a todos os profissionais de educação que têm interesse em promover a inovação pedagógica por meio do uso d a s Te c n o l o g i a s d a I n f o rm a ç ã o e Comunicação (TIC).

2

Apresentação
A Microsoft Educação tem a missão de ajudar alunos e educadores a alcançaremseu potencial pleno. Desde 2003, por meio da iniciativa mundial Parceiros na Aprendizagem, a instituição disponibiliza tecnologias e apoio pedagógico para o desenvolvimento das competências e habilidades de gestores, professores, estudantes e comunidade escolar. Em 2006, a empresa lançou o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores que reconhece e premia os melhores projetos educacionaisque fazem uso da tecnologia. Com o objetivo de promover a melhora no ensino, o Prêmio recebeu, desde sua primeira edição, cerca de 2.900 trabalhos e divulgou as melhores práticas brasileiras por diversos lugares do mundo, dentre eles: África do Sul, Hong Kong, Filadélfia e Finlândia. Para dar continuidade ao debate sobre a inovação pedagógica, em março de 2010, a Microsoft reuniudezessete educadores que se destacaram como vencedores no Prêmio. São eles: Alex Vieira dos Santos, Guilherme Erwin Hartung, Lucrécio Filho de Oliveira, Marcio Roberto Gonçalves de Vazzi, Teresinha Bernardete Motter, Armando Gil Ferreira, Claudia de Almeida Pires, Marisa Elsa Demarchi, Marise Martins Brandão, Marli Dagnese Fiorentin, Andréia Martins Ferreira, Luzânia Alves de Souza,Patrícia Mara Estrela Manso, Edilamar Caoneto Zago, Luiz Fernando Leandro, Maria de Fátima Martinez e Tatiani Ferrari. Realizado de duas maneiras, presencial e on-line, o trabalho do “Educadores Inovadores em Rede” teve duração de cinco meses e resultou na apostila “Como fazer projetos inovadores”. Sendo assim, o guia que se segue visa discutir o conceito de inovação e como as Tecnologiasda Informação e Comunicação (TIC) contribuem para os processos de ensino e aprendizagem, as competências do século XXI, apresentar a metodologia de projetos e mostrar exemplos práticos e replicáveis de projetos educacionais inovadores.

Palavras-chave: Educação. Inovação. Tecnologia.

3

Sumário
Lista de figuras................................................................................................................................................................... 5 Lista de tabelas ................................................................................................................................................................... 6 1. O que é o educadores inovadores emrede.................................................................................7 1.1 Fórum presencial ....................................................................................................................................................... 7 1.2 Fórum on-line .................................................................................................................................................................9 2.Inovação .......................................................................................................................................11 2.1. O que significa inovar na educação? .................................................................................................................. 11 2.2 A tecnologia naeducação...................................................................................................................................... 14 3. As competências do século XXI .....................................................................................................15 4. Metodologia de projetos ............................................................................................................25 4.1 Conceitos fundamentais...
tracking img