Desvendando o ifr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desvendando o IFR - 15/5/2011 share1share2share3 share4
Como realmente é calculado o famoso indicador.

O Índice de Força Relativa (IFR), do inglês Relative Strength Index (RSI), mede a evoluçãoda relação de forças entre compradores e vendedores ao longo do tempo.

Criado em 1978 por Welles Wilder, o IFR mede a "força" de um ativo, se está para alta ou para baixa. Ele procura medir aevolução da relação de forças entre compradores e vendedores ao longo do tempo, tendo sido desenvolvido com a idéia de aperfeiçoar o "Momento". O indicador se apresenta em forma de uma linha oscilatória eseus valores oscilam entre zero (dominação total dos vendedores) e cem (dominação total dos compradores). Seu acompanhamento muitas vezes possibilita observar o enfraquecimento de uma tendência,rompimentos, suporte e resistência antes de se tornarem aparentes no gráfico de preços.

Calculando o IFR

Todos já devem ter visto a fórmula do IFR, isto é facilmente encontrado na internet, mas, paraquem não conhece a formula é a seguinte:

IFR = 100 – {100 ÷ [1 + (A ÷ B)]}

Onde:

A  = média das variações positivas em N períodos, ou seja, média de ganhos.

B  = média das variaçõesnegativas em N períodos, ou seja, média de perdas. Sendo que as perdas também são expressas em valores positivos, não em valores negativos. 

(Então A ÷ B).

Pois bem. Sempre aparecem pessoas dizendo queo valor do IFR do software X está diferente do software Y, que aplicou a fórmula no gráfico e não chegou ao valor do indicador. Na verdade isto é muito comum, pois a fórmula que divulgam, e que estáacima realmente é do IFR, mas não divulgam a segunda parte.

Vamos lá. Welles Wilder (criador do indicador) aplicava em seus indicadores a chamada “Técnica da Acumulação”, ou seja, ele sempreutilizava valores passados para calcular os valores futuros. É assim com o IFR, ADX, DI+, DI-, entre outros.

Bem, vamos ver como seria com o IFR. Considerando um IFR de 14 períodos, para calcularmos o...
tracking img