The body shop marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Externa
Macroambiente

Ambiente Demográfico
A explosão da população mundial tem grandes implicações nos negócios. Assim os profissionais de marketing acompanham de perto as tendências e desenvolvimentos dos seus mercados nacionais e estrangeiros e suas mudanças.

* Classe Social

No setor de cosméticos não é diferente, como a maior parcela da população brasileira estáinserida na classe C, com mais de 50% da população, o equivalente a cerca de 100 milhões de pessoas com renda de 4 a 10 salários mínimos como tabelado pelo IBGE. Com isso, profissionais buscam maneiras de influenciar o consumo nessa classe e se surpreendem com os estudos. Na hora da compra são consideradas a embalagem e a qualidade dos produtos. Esse consumidor, ao contrário do que se imaginava, nãose apega ao preço do produto, mas atenta-se a qualidade, variedade e embalagem do que está sendo vendido.
Já que gastar com cosméticos deixou de ser supérfluo e passou a ser visto como um investimento em qualidade de vida e bem-estar, se torna assim a “classe dos emergentes” a maioria no mercado de beleza ( como por exemplo a venda de esmaltes para a classe C passou de 40% para 53% nos últimosanos).


www.ibge.gov.br
Graças ao aumento do poder aquisitivo das classes C e D, o Brasil ocupa agora a posição de Segundo maior consumidor mundial de produtos de beleza. O país sustentava o Terceiro lugar em 2006, perdendo para os Estados Unidos e Japão. Com um faturamento de U$22,23 bilhões, essa indústria registrou um presciente de 22,6% em 2009, Segundo dados do Euromonitor o Brasilconseguiu passar à frente do Japão devido ás mudanças nos hábitos dos consumidores das classes C e D que incorpora o uso desses produtos -antes reservados às ocasiões especiais- aos cuidados do dia a dia. Na adaptação a esse novo mercado, empresas baixam os preços de suas linhas básicas.

* Sexo


Os maiores consumidores de cosméticos no mundo são as mulheres, que estão cada vez maisinseridas no mercado de trabalho. Segundo o IBGE, em 2009, aproximadamente 35,5% das mulheres possuíam carteira de trabalho assinada e 30,9% estavam trabalhando por conta própria. Sendo mais um agravante que impulsiona esse setor. Além disso, o censo de 2010 mostra que a população brasileira tem uma relação de 96 homens para cada 100 mulheres, com resultado excedente de 3.941.819 em relação ao númerototal de homens, mostrando uma grande oportunidade para este foco.
A preocupação com a beleza ou a vontade de melhorar uma determinada parte do corpo faz com que 79% delas usem produtos de beleza regulamente.
Dessa forma, considerando que o público-alvo primário de cosméticos são as mulheres (em função de sua representatividade no volume consumido e da valorização dada por elas ao benefíciocentral oferecido pelos cosméticos, a beleza) torna-se importante a compreensão desse público.
Já os homens representam uma grande oportunidade para as empresas desse setor de cosméticos uma vez que ainda não estão totalmente inseridos nesse mercado.

* Escolaridade

Com o percentual de crescimento superior ao dos homens no mercado de trabalho e aumento do nível de escolaridade do sexofeminino existe um ganho potencial no consumo do setor de cosméticos. Segundo o IBGE, 61,2% das trabalhadoras tem 11 ou mais anos de estudo, ou seja pelo menos o ensino médio completo. Além disso, a parcela das mulheres ocupadas com nível superior completo é de 19,6%. Com isso as mulheres imergem no mercado com grande potencial, assim elas passam a ter poder aquisitivo para fazer suas própriascompras, principalmente as de produtos de beleza.
Mais anos de estudo, maiores participação no mercado, logo aumento no poder de compra. De 2004 a 2009 o crescimento da escolaridade do público feminino na nova classe média foi de 65% no nível superior ou acima, o que demonstra a importante do estudo para a mulher.



* Etnia

A partir do censo demográfico de 2010 feito e divulgado pelo...
tracking img