Grupos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRUPOS SOCIAIS
De acordo com o dicionário podemos identificar o significado de GRUPO e SOCIAL.
GRUPO
1. Conjunto de pessoas ou de objetos reunidos num mesmo lugar.
2. Conjunto de pessoasque apresentam o mesmo comportamento e a mesma atitude, e com um objetivo comum que condiciona a coesão de seus membros: um grupo político; um grupo de trabalho; psicologia de grupo.
SOCIAL
Relativoà sociedade; sociável. Que convém à sociedade.
CONCEITO
* Podemos definir que grupo social é uma forma básica de associação humana que se considera como um todo, com tradições morais emateriais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes.
* Na Sociologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto depessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo.
* Além disso, é importante observar que ogrupo existe mesmo que não se esteja próximo dos componentes. (EXEMPLO:Prova disso está no fato de que, ao sairmos da última aula da semana, embora fiquemos longe daqueles que compõem nossa sala, aclasse por si só não se desfaz, ainda existindo enquanto grupo.)
* Um grupo social é um conjunto de pessoas pertencentes a uma mesma sociedade que se relacionam com o fim de alcançar objectivoscomuns e compartilhar os mesmos interesses, portanto,partilham as mesmas ideias.

MEIOS DE SUSTENTAÇÃO DO GRUPO SOCIAL
Todo grupo social dispõe de meios que o sustente. Sem esses mecanismos, os grupossociais não existiriam, tudo seria uma anarquia geral.
O primeiro mecanismo de sustentação é a LIDERANÇA, que consiste na capacidade de alguém chefiar, comandar ou orientar outros indivíduos. Ohomem mostrou ao longo da história a importância que a liderança tem sobre os grupos sociais, já que desde a pré-história já existiam líderes.

Existem dois tipos de LIDERANÇA:
INSTITUCIONAL, que...
tracking img