The body shop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 74 (18471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ Diagnóstico de Marketing CSPP3A - 2012.1

Renato Fernandes | Pedro Rocha | Pascoal Martorelli | Luiz Nahar | Bernardo Guedes

2

RESuMo
Este projeto visa analisar todos os aspectos e características da marca The Body Shop. Conhecer e identificar todos os seus processos de marketing, assim como seu ambiente de negócios, tanto internocomo externo, além de seus principais diferenciais.

3

ABStRACt
This project aims to examine all aspects and features of the brand The Body Shop. Identify and evaluate all your marketing processes, as well as its business environment, both internally and externally, in addition to its key differentiators.

4

iNtRoDução:
Este trabalho tem como objetivo definir um Projeto de Conclusãode Diagnóstico Estratégico de Marketing (PCDEM) para a marca The Body Shop, adquirida pela empresa L’Oréal, em 2006. Através de uma extensa pesquisa, realizamos uma análise interna e externa da marca e do setor em que esta atua. Com a análise interna, levantamos informações relevantes sobre o histórico da empresa, seus valores, seus produtos e serviços, além de fazer um estudo sobre a sua linha decomunicação. Analisando os aspectos externos à marca, foi possível compreender melhor o mercado em que a marca atua, seus stakeholders, concorrentes etc. Integrando estas informações, chegamos a um diagnóstico da situação atual da empresa no mercado, através de diversas análises, como CVP, matriz SWOT, FCS etc.

5

MACRoAMBiENtE
A análise macroambiental constitui dos fatores e forçasexternas que podem influenciar no universo da marca e do setor estudados. Em nossa análise serão apresentadas algumas tendências de mercado em seus mais diversos ambientes que podem refletir em oportunidades e ameaças para as empresas, principalmente o setor de cosméticos. O macroambiente é constituídos por 6 forças fundamentais, nas quais aprofundaremos a seguir, são elas: forças demográficas,econômicas, político-legais, tecnológicas, socioculturais e naturais.

• Ambiente Econômico:
Assim como todo e qualquer produto, para que haja consumo, é necessário que haja também poder de compra. Sendo assim, considera-se de grande importância o estudo do ambiente de marketing que englobe todas as variáveis relativas à renda, preços e em geral os aspectos econômicos que permitem ou inibem certapopulação a comprar os produtos Body Shop. As empresas devem acompanhar todas as variáveis do ambiente econômico como a taxa de juros, a renda, empréstimos, para estarem preparadas para qualquer mudança que impacte o mercado. O Brasil vive um grande momento econômico ocupando o sétimo lugar no ranking das economias do mundo, devido, principalmente, à ascensão da classe C que de acordo com o IBGEcaracteriza mais da metade dos brasileiros. Isso se deve pelo aumento do poder aquisitivo do brasileiro graças ao fácil acesso ao crédito e à baixa inflação fornecidos pelo governo. O Brasil hoje é um dos principais países no consumo de cosméticos e segundo pesquisas, esse setor impulsiona cada vez mais a economia brasileira. Esse crescimento está diretamente ligado ao momento econômico que o país vive ea ascensão social dos brasileiros, principalmente da classe C que se tornaram, nos últimos anos, alvos das empresas de cosméticos. Mesmo com a crise econômica em 2008 nos Estados Unidos, que refletiu no mundo inteiro, a indústria de cosméticos cresceu 14,7%, com uma receita de quase R$ 25 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no Brasil, aABIHPEC. Em 2012, as empresas esperam um crescimento de até 12% e afirmam o Brasil como o segundo maior mercado mundial de cosméticos, superando e Japão, atrás apenas dos Estados Unidos. Além do bom momento econômico que o Brasil vive, especialistas acusam outras possíveis causas para o aumento do consumo de cosméticos pelos consumidores brasileiros, como o aumento da tecnologia a favor das...
tracking img