Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSADORES E TIPOS DE SOQUETES


Bruno da Silva Santos (FSMA) (1)
Renato Roli Santos (FSMA) (1)
(1) Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA)
Rua Monte Elísio, Sem Número – Visconde de Araújo - Macaé/RJ
brunosilvad@hotmail.com
renatorolisantos@gmail.com



RESUMO


Este artigo tem como objetivo definir e descrever o processador e seus tipos de soquetes. Foram abordados temascomo definição de processador, suas funções básicas, evolução dos processadores fabricados pelas principais empresas do ramo, Intel e AMD e as principais arquiteturas de soquetes.

Palavras chaves: Processadores; Tipos de Soquetes; Intel; AMD; PGA; LGA; SEC







ABSTRACT


This article aims to define and describe the processor and its socket types. Topics discussed includedthe definition of processor, its basic functions, the evolution of processors manufactured by leading companies in the sector, Intel and AMD, were also discussed the main architectures of sockets.


Keywords: Processors, Types of Sockets, Intel, AMD, PGA, LGA; SEC.


INTRODUÇÃO

Esta pesquisa representa um estudo de dois alunos de um curso de graduação de uma faculdade deEngenharia de Computação do município de Macaé. A pesquisa foi realizada a pedido de nosso professor da disciplina Arquitetura de Computadores.


A estratégia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa baseou-se em reunir o máximo de informações confiáveis sobre o assunto tratado que em conjunto com nosso conhecimento adquirido ao cursar a disciplina foram sintetizadas e organizadas nesseartigo.


Como resultado e benefícios de nossos esforços, aumentamos nosso conhecimento e visamos atender os requisitos necessários para a criação desse artigo. Este que servirá de base para futuras pesquisas.





PROCESSADOR

Um Processador (também conhecido como CPU ou UCP - Unidade Central de Processamento) é responsável pela atividade-fim do sistema, isto é, computar,calcular e processar. Na realidade um Processador é responsável pela realização de qualquer operação realizada por um computador. Isto quer dizer que o Processador comanda não somente as ações efetuadas internamente, como também, em decorrência da interpretação de uma determinada instrução, ela emite os sinais de controle para os demais componentes do computador agirem e realizarem alguma tarefa.Os processadores atuais são fabricados de modo que, em um único invólucro, são inseridos todos os elementos necessários à realização de suas funções. Cada vez mais, a tecnologia tem avançado nessa área, de modo a se fabricar processadores mais complexos e poderosos.



1 FUNÇÕES BÁSICAS DO PROCESSADOR

Um Processador tem, por propósito, realizar operações com os dados normalmentenuméricos. Para realizar essas operações, o processador necessita, em primeiro lugar, interpretar que tipo de operação é a que ele irá executar. Em seguida, antes da realização da operação é necessário que os dados estejam armazenados no dispositivo que irá executar a operação. Portanto, o Processador não somente executa a operação com os dados, como também controla todo o funcionamento do sistema. Asoperações e a localização dos dados que elas manipulam têm que estar representadas na única forma inteligível pelo sistema, que é uma seqüência de sinais elétricos, cuja intensidade corresponde a 0 e 1 (uma seqüência de bits).
A sequência de 0 e 1 que formaliza um determinada operação a ser realizada pelo processador denomina-se instrução de máquina.
Uma instrução de máquina é a identificaçãoformal do tipo de operação a ser realizada, contendo um grupo de bits que identifica a operação a ser realizada e outro grupo de bits que permite a localização e acesso aos dados que serão manipulados na referida operação.
As atividades realizadas pelo processador podem ser divididas em duas categorias funcionais: Função Processamento e Função Controle.


2 FUNÇAO PROCESSAMENTO

A ação de...
tracking img