Resenha de psicilogia aplicada ao direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha da Apostila: Introdução À Psicologia.
Morris, Charles G. e Maisto, Albert A. Introdução à Psicologia. Cap.1 Ed: Pearson Education, 6ºEdição2003 p.39.

O que é a psicologia? É o estudo científico do comportamento e dos processos mentais.
A psicologia do desenvolvimento: Estuda o crescimento físico e mental dos seres humanos, do pré-natal á velhice. A infantil se preocupa desde os bebêsa crianças: se nasce com personalidade, como apega aos pais, como aprende uma língua etc. A da adolescência estuda: de que modo a puberdade, a mudança no relacionamento com os colegas e pais, pode ser difícil para alguns jovens. A maturidade, como os adultos ajustam aos parceiros, ao papel de pais, a meia idade, a aposentadoria e a perspectiva da morte.
A psicologia fisiológica: Estuda anatureza biológica do comportamento, pensamento e das emoções humanas. Os neuropsicólogos com interesse pelo cérebro. Os psicobiólogos com interesses na bioquímica do corpo.
A psicologia experimental: Estuda os processos sobre: aprendizagem, memória, percepção, cognição, motivação e emoção.
A Psicologia da personalidade: Estuda os traços de ansiedade no indivíduo como: sociabilidade, realização,agressividade etc.
A psicologia clínica e aconselhamento psicológico: A clínica preocupa-se com diagnósticos, causa e tratamento dos distúrbios. O aconselhamento preocupa-se com adaptação de um contexto, como, escolher uma carreira etc.
A psicologia social: Estuda assuntos, como por exemplo: primeira impressão e atração interpessoal, como as atitudes são formadas, mantidas ou alteradas etc.
Apsicologia industrial e organizacional: Preocupa-se em selecionar e treinar funcionários, melhorar a produtividade e a condição de trabalho.
O que há de comum entre os psicólogos: Estudar pessoa-situação: até que ponto pensamento, emoção... São resultados de processo interno em qualquer pessoa? Natureza-criação: somos produtos de tendências inatas ou reflexos de nossas experiências?Estabilidade-mudança: os desenvolvimentos durante a infância são mais ou menos permanentes e fixos? Diversidade-universalidade: até que ponto todas as pessoas são iguais? Mente-mente: de que maneira a mente e o corpo estão conectados?
A psicologia como ciência: As respostas para as perguntas são baseadas em métodos científicos, por meio de observações cuidadosas e sistemáticas partindo de: teoria, hipótese e testepor meio de pesquisa.
O crescimento da psicologia: Desde a filosofia clássica, já se perguntava sobre o comportamento. Só no século XIX, que o método cientifico é aplicado a psicologia, passando a ser uma disciplina científica e separando da filosofia.
A historia da psicologia: Passa por três etapas: o surgimento como ciência da mente, o behaviorismo e a revolução cognitiva. No inicio do séculoXX, a psicologia localizava nos departamentos da filosofia, mesma já sendo ciência.
Wundt: A psicologia nasce em 1879 com a criação do primeiro laboratório da universidade de Leipzig na Alemanha por Wundt. Este tem atenção seletiva ao processo em que vamos prestar atenção em determinado momento. Segundo Wundt, atenção controla as percepções, pensamentos e memórias. É com ele que a psicologia saido domínio da filosofia, para o mundo da ciência.
Tilchener: È consciência em três elementos básicos: sensações físicas (o que vemos), sentimentos (como gostar ou não de banana) e imagem (lembrança de outra banana). Segundo ele, os mais complexos pensamentos e sentimentos, podemos ser reduzidos a esses elementos.
William James: É funcionalismo e combate o estruturalismo de Wundt. Segundo ele nãohá associações em Wundt, sendo que nossa mente estaria constantemente fazendo associações, revendo experiências, porque a consciência flui, permitindo conhecermos experiências anteriores. Agimos guiado pelo habito, ao repetir uma ação, nosso sistema nervoso é modificado de maneira que cada repetição se torna mais fácil que a anterior. James só concorda com Wundt e Tilchener, em a psicologia ter...
tracking img