Processos industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre processos industriais.











































1. Quais são as evoluções que ocorreram em relação ferramentas de furação (brocas)? Cite todas elas.

Resposta : As evoluções ocorreram com o desenvolvimento de equipamentos eixo-árvore com capacidade de rotações superiores a 6000 rpm, entre eles:

Broca de aço-rápidorevestida com nitreto de titânio: possibilitou um substâcialaumento de velocidade de corte e/ou da vida da ferramenta em relação à broca de aço-rápido sem revestimento.

Broca inteiriça de metal duro: quando o furo é pequeno (menor que 20 mm) e a máquina possui rotação, rigidez e potência suficientes, essa broca é uma boa alternativa;

Broca com pastilhas intercambiáveis de metal duro :brocas deste tipo são inviáveis quando seu diâmetro é pequeno, devido à dificuldade de fixação dos insertos. Porém, para brocas de diâmetros médios, essa é uma boa opção, desde que, novamente, a máquina propicie suautilização;

Brocas especiais: quando o furo tem diâmetro muito grande e/ou um comprimento muito grande em relação ao diâmetro (relação L/D grande), estes tipos podem ser utilizados.2. Quais são as desvantagens encontradas para se utilizar as brocas helicoidais no processo de furação? E como se resolve este problema hoje?

Resposta : Lentidão no processo, quando se usa brocas helicoidais de aço-rápido com ou sem camada de cobertura.

Outra grande desvantagem da furação com brocas helicoidais é a sua imprecisão.

Para resolver esse problema, em furos querequer precisão, faz se uso de uma broca helicoidal e depois o furo passa por operações de acabamento, tais como alargamento, brochamento, mandrilamento, torneamento interno, retificação interna, etc.







3. Quais as vantagens de se utilizar brocas de metal duro em máquinas modernas?

Resposta: Possibilitam altas rotações e rigidez . Obtenção de furos mais precisos (da ordem de IT9),muitas vezes sem a utilização de furos de centro e/ou de pré-furos. Muitas dessas brocas possuem geometriacom efeito autocentrante, isto é, a geometria da broca é tal que evita (ou minimiza) a realização de furos excêntricos, mesmo sem a utilização de furos de centro ou buchas de guia.



4. Quais os problemas enfrentados quando se precisa executar uma furação profunda?

Resposta : Interrupçãopor varias vezes no processo; para remoção do cavaco e resfriamento da broca. Principalmente quando o material que está sendo furado forma cavacos longos.

Outro problema do furo profundo é quanto a lubrificação/refrigeração da região de corte. Algumas vezes são utilizadasbrocas com canais de lubrificação que possibilitam a introdução do óleo de corte sob pressão pelo interior da broca, afim de que a região de corte, no fundo do furo, possa ser atingida.



5. Como se apresenta a forma construtiva de uma broca helicoidal?

Resposta :

• Haste: destina-se à fixação da broca na máquina. Em brocas de diâmetro pequeno (até 15 mm), em geral usa-se brocas de haste cilíndricas e a fixação à máquina se dápor meio de mandris. Nos diâmetros maiores, prefere-se prender a broca aum cone morse, que por sua vez é preso à máquina, o que possibilita maior força de fixação;

• Diâmetro (D): é medido entre as duas guias da broca. Normalmente tem tolerância dimensional h8;

• Núcleo: parte interior da broca de diâmetro igual a 0,16 D. Serve para conferir rigidez à broca;

• Guias: a superfície externa de uma broca helicoidal apresenta duas regiões ( uma em cadaaresta de corte ) que têm diâmetro maior que o diâmetro das paredes da broca. Tais regiões são denominadas guias. Têm duas funções básicas; a primeira, como o próprio nome diz, é a de guiar a broca dentro do furo; a segunda é a de evitar que toda a parede externa da broca atrite com as paredes do furo, diminuindo assim os esforços necessários para a furação.

• Canais helicoidais:são as...
tracking img