Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOLOGIA

O QUE É LEPTOSPIROSE? (Andressa e Emanuel)
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais.

COMO SE TRANSMITE?
O contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios com a presença de ratos também podem facilitar a transmissão da leptospirose. Também é possível contrair a doença poringestão de alimentos contaminados ou pelo contato direto da boca em latas de refrigerantes e cervejas. Lembre-se que com enorme freqüência as latas ficam estocadas em armazéns infestados por roedores que podem urinar e contaminá-las. A mordida de ratos também pode transmitir a leptospirose, pois os ratos têm o hábito de lamber a genitália e assim poderia inocular a bactéria ao morder uma pessoaSINTOMAS
* Fraqueza
* dor no corpo
* dor de cabeça
* febre, sendo que, às vezes, a doença é confundida com gripe, dengue ou algum outro tipo de virose.
Com o aumento da febre podem ocorrer :
* Calafrios
* mal-estar
* dor na batata das pernas (panturrilhas)
* fortes dores na barriga
* e também o aparecimento de cor amarelada na pele (icterícia)
* Vômitos ediarréia podem levar à desidratação.
DIAGNÓSTICO
A suspeita cliníca deve ser confirmada por métodos leboratoriais específicos. Na fase precoce, as leptospira podem ser visualizadas no sangue por meio de exame direto, de cutura em meios apropriados, inoculação em animais de laboratório ou detecção do DNA no microrganismo, pela tecnica da reação em cadeia da polimerase(PCR).
MEIOS DE PREVENÇÃOPrimeiramente não se deve entrar em contato com água e lama de enchentes, proibindo as crianças de fazê-lo.
Quem trabalha em contato com esgoto ou lixo deve usar botas e luvas de borracha.
Água de poço deve ser clorada ou fervida antes de beber.
Se o contato com águas de enchente já ocorreu, o risco de contaminação da pessoa será maior de acordo com:
A concentração de bactérias na água, otempo que a pessoa ficou em contato com as águas, contato com mucosas, a presença de lesões de pele e a imunidade do indivíduo.
Manter os alimentos guardados em vasilhames tampados;
Colocar o lixo em sacos plásticos resistentes e em latões fechados;
Se tiver em casa cães, gatos ou outros animais de estimação, retirar e lavar os vasilhames de alimento do animal todos os dias antes do anoitecer, paranão atrair ratos;
Cães, bovinos e suínos devem ser vacinados anualmente contra leptospirose.
Não existe vacina disponível para seres humanos.
O hipoclorito de sódio á 2,5% ( água sanitária) mata as leptospiras e deverá ser utilizado para desinfetar reservatórios de água(1 litro de água sanitária para cada 1000 litros de água do reservatório), locais e objetos que entraram em contato com aágua ou lama contaminada( 1 copo de água sanitária em um balde de 20 litors de água). Durante a limpeza e desinfecção de locais onde ouve inundação recente, deve-se também se proteger pés e mãos do contato com a água ou lama contaminadas.

TRATAMENTO
A avaliação médica é sempre fundamental para diagnosticar e classificar os casos quanto à gravidade. O tratamento se baseia em hidratação, e oantibiótico deve ser dado até o 4º dia de doença. Podem ser dados analgésicos, porém, está contra-indicado o uso de ácido acetilsalicílico e de antiinflamatórios, que podem aumentar o risco de sangramentos.Os casos leves podem ser tratados em casa, após consulta médica. Os pacientes com as formas com icterícia e hemorragias devem ser internados.

O QUE É CÓLERA? (Dani e Karla)
A cólera é umainfecção do intestino delgado causada pela bactéria Vibrio cholerae.
As bactérias da cólera produzem uma toxina que faz com que o intestino delgado segregue quantidades imensas de um líquido rico em sais e minerais.
Como as bactérias são sensíveis ao ácido clorídrico do estômago, as pessoas com deficiência de ácido são mais susceptíveis a esta doença.

COMO SE TRANSMITE?
A cólera transmite-se...
tracking img