Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE EDUCAÇÃO - DEPARTAMENTO DE TEORIAS DO ENSINO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO I
PROFª PATRICIA TRAZZI




PLANO DE TRABALHO





O ESTÁGIO SUPERVISIONADO


A RESOLUÇÃO CNE 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002 institui Diretrizes Curriculares Nacionais para aFormação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Conforme este documento oficial, “a prática deverá estar presente desde o início do curso e permear toda a formação do professor” (Art. 12 § 2º).


A resolução ainda estabelece que:


“A prática será desenvolvida com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão, visando à atuação emsituações contextualizadas, com o registro dessas observações realizadas e a resolução de situações-problema”.


“O estágio curricular supervisionado, definido por lei, a ser realizado em escola de educação básica, e respeitado o regime de colaboração entre os sistemas de ensino, deve ser desenvolvido a partir do início da segunda metade do curso e ser avaliado conjuntamente pela escola formadora e aescola campo de estágio”.


“Nestas Diretrizes, é enfatizada a flexibilidade necessária, de modo que cada instituição formadora construa projetos inovadores e próprios, integrando os eixos articuladores nelas mencionados”.


(Art. 13, § 1º, § 3º e Art. 14)


Com base nestas diretrizes, foi definida a seguinte proposta para a disciplina Estágio Supervisionado I (Licenciatura em CiênciasBiológicas), que compreenderá quatro tipos de atividades: observação do cotidiano escolar; seminário de reflexão teórica sobre situações-problema; co-participação; elaboração e execução de projeto didático na prática de regência em turmas de Ensino fundamental.





I. DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES:


1. OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR


A observação deverá promover a familiarizaçãodos estagiários com o cotidiano escolar e a problematização de situações dentro e fora da sala de aula, suscitando a busca de textos, artigos que auxiliem a reflexão teórica acerca dessas situações.


A observação também consiste no acompanhamento de um professor de Ciências experiente, de modo a apreender a forma como o professor se relaciona com a turma e com o conteúdo, bem como amaneira como contorna as dificuldades enfrentadas na sua prática docente.


A observação será orientada de acordo com o anexo 3.





2. SEMINÁRIOS DE REFLEXÃO TEÓRICA


A partir da observação realizada, cada estagiário deverá selecionar uma situação que tenha lhe chamado mais a atenção e problematizá-la. A situação-problema deverá ser discutida em Seminário, tendo comosuporte leituras prévias de artigos e textos que tratem de um tema identificado nessa situação. Cada estagiário ficará responsável pela condução da discussão, em sistema de revezamento, durante os encontros presenciais da turma.


A dinâmica poderá ser discutida e reformulada em função do número de alunos e dos interesses da turma.





3. CO-PARTICIPAÇÃO


Os estagiáriosdeverão planejar e executar, sob supervisão do professor da turma, um projeto didático, envolvendo atividades diversificadas, que resultem em pelo menos uma das ações abaixo:


a) Apoio pedagógico a alunos com dificuldades de aprendizagem em Ciências.


b) Elaboração e/ou correção de exercícios, desde que não sejam instrumentos de avaliação formal.


c) Monitoria em aulaspráticas, aulas de campo ou visitas.


d) Preparação de materiais audiovisuais que possam ser utilizados pelos professores em suas aulas.


e) Confecção de material didático (apostilas, jogos, roteiros de aulas práticas, modelos didáticos, herbário, insetário, lâminas histológicas etc) a ser incorporado ao laboratório da escola.


f) Apoio técnico na organização de aulas...
tracking img