Teste de queda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS E DIMENSIONAMENTOS DE ESTRUTURAS PARA CONSTRUÇÕES
O projeto da estrutura de qualquer edificação, máquina ou outro elemento qualquer é um estudo através do qual a estruturaem si e suas partes componentes são dimensionadas de forma que tenham resistência suficiente para suportar os esforços para as condições de uso a que serão submetidas. Este processo envolve a análisede tensões das partes componentes da estrutura e considerações a respeito das propriedades mecânicas dos materiais. A análise de tensões, esforços e as propriedades mecânicas dos materiais são osprincipais aspectos da resistência dos materiais. A determinação dos esforços e as deformações da estrutura quando as mesmas são solicitadas por agentes externos (cargas, variações térmicas, movimentosde seus apoios, etc.) são os principais aspectos da análise estrutural. Finalmente, com base em um coeficiente de segurança desejável e na análise estrutural chega-se às dimensões dos elementosestruturais.
Tensão, Resistência e Coeficiente de Segurança.
Tensão.

As parcelas de forças interiores de um corpo, que atuam na unidade de superfície de uma seção qualquer desse corpo denominam-seTensões. As unidades de tensão são as seguintes: t/cm2, kg/cm2, kg/mm2 e Pa = N/m2 . Distinguem-se dois tipos de tensões:
a) Tensões Normais, que atuam na direção perpendicular àseção transversal dapeça, e podem ser:
-tensão de compressão,  c (-)
-tensão de tração,  t (+)
b) Tensões Cisalhantes ou de Corte que atuam tangencialmente à seção transversal.
σ=±P/A

Aumentando-se gradativamentea força externa que atua em um determinado corpo, ocorrerá, finalmente, a destruição ou ruptura do mesmo. A tensão calculada com a carga máxima que o corpo suporta (P max ) e a seção transversaloriginal (A o ) do mesmo, denomina-se TENSÃO DE RUPTURA ou TENSÃO ESTÁTICA. Ou seja:

σ=±P/A


1.2. Resistência
Um elemento estrutural pose ser levado àruptura de diversas maneiras, de modo que...
tracking img