Exercicios engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 4 –
Processos de Software

a) Desenvolvimento evolucionário porque pode ser elaborado um sistema genérico com especificações abstratas, e com a produção de cada automóvel será redefinido de acordo com suas necessidades.
b) Desenvolvimento evolucionário porque as definições especifica vão depender de cada software que se vai fazer o auxilio na manutenção.
c) Engenharia desoftware baseado em componentes porque poderiam ser reutilizados os componentes já existentes do antigo sistema contábil da universidade.
d) Modelos cascata porque nesse sistema nos requisitos já estão bem definidos, sendo assim pode seguir processo sequencialmente.

Porque requer constantes mudanças aos requisitos, atualizações ao design, contínuos processos de desenvolvimento e testes, oque leva a custos elevados na sua manutenção. Além disso, a evolução pode ser complicada de acompanhar para os gestores e utilizadores do software da organização.

O modelo em cascata pode ser inserido no modelo de processo espiral, caso o risco principal seja a integração entre sistemas. Já a prototipação é uma ferramenta usada para tratar riscos, que ajuda a reconhecer riscos explícitos.Na perspectiva dinâmica mostra as fases no decorrer do tempo. Já na perspectiva estática mostra descrição das atividades realizadas no processo. As vantagens dessas visões é que as fases do processo de desenvolvimento não estão associadas aos workflows específicos.

Os requisitos de usuário para um sistema devem descrever os requisitos funcionais e não funcionais de modo compreensível pelosusuários do sistema que não tem conhecimentos técnicos detalhados. Eles devem especificar somente o comportamento externo do sistema. Evitando tanto quanto possível as características de sistema.
Os requisitos de sistema são as descrições mais detalhadas dos requisitos do usuário. Eles podem servir como base para um contrato destinado à implementação do sistema e, portanto deve ser uma especificaçãocompleta e consistente de todo o sistema. Eles são utilizados pelos engenheiros de software como ponto de partida para o projeto do sistema.

* Projeto de arquitetura – Os subsistemas que constituem o sistema e suas relações são identificados e documentados;
* Especificação abstrata – Para cada subsistema, é produzida uma especificação abstrata das suas funções e das restrições dentrodas quais devem operar;
* Projeto de interface – Para cada subsistema, é projetada e documentada uma interface com outros subsistemas. Essa especificação de interface não pode apresentar ambiguidade, uma vez que ela permite que o subsistema seja utilizado sem conhecimentos de operação do subsistema. Os métodos de especificação formal podem ser utilizados neste estágio;
* Projeto decomponentes – As funções são alocadas as diferentes componentes se as interfaces desses componentes são projetadas;
* Projeto de estrutura de dados – As estruturas de dados utilizadas na implementação de sistemas são projetadas em detalhe e especificadas.
* Projeto de algoritmos – Os algoritmos utilizados para proporcionarem serviços são projetados detalhadamente e especificados.

*Iniciação – definição do problema. Num método de busca de cadastro de clientes, como buscar os dados;
* Planejamento – avaliar os caminhos possíveis a serem tomados para resolver o problema. Analisar qual a forma mais eficiente de processar a busca das informações do cadastro dos clientes.
* Execução – implementar o que foi planejado. Programar o planejado para atender a necessidade.
* Controle– avaliar o funcionamento do processamento. Verificar se o objetivo foi alcançado satisfatoriamente.
* Fechamento – conclusão do problema. Termino e entrega do método funcionamento, pronto para ser usado.

Por que os dados reais exercitam o sistema de formas diferentes dos dados de teste, podendo revelar erros e omissões na definição de requisitos de sistema.

Com a classificação da...
tracking img