Resenha do livro para compreender a ciência: uma perspectiva histórica - andery, maria amália pie abib et al.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE I
A DESCOBERTA DA RACIONALIDADE NO MUNDO E NO HOMEM: A GRÉCIA ANTIGA.

CAPÍTULO 1 – O MITO EXPLICA O MUNDO.

Maria Amália Pie Abib Andery Et Al.

p.24. Com a ocupação dos dórios na Grécia, deu-se início ao período homérico, ou seja, a substituição da realeza pela aristocracia.

p.25 e 26. As decisões políticas, militares e econômicas eram tomadas pelos conselhos e submetidas àassembléia, na qual nessas assembléias o rei é quem tomava decisões, sem a opinião da população. As autoras citam o autor, Vernant (1981), que apontam algumas transformações. “A primeira delas refere-se ao aparecimento da escrita (...) com a função de divulgar aspectos da vida social e política (...). A segunda dessas alterações (...). Não cabia ao rei o comando absoluto na tomada de decisões, fossemelas políticas, religiosas, econômicas ou materiais”.

p.27 e 28. Na obra de Homero, relata um período de guerras, particularmente a guerra de Tróia, marcada pela descrição da aristocracia e da nobreza, já na obra de Hesíodo, os trabalhos e os dias, relata da vida do homem trabalhador em busca de virtudes, como: o trabalho e a justiça.

p.29. “A relação homem-deuses-estabelecidos tanto porHomero como por Hesíodo - tem duplo caráter. De um lado, valoriza o homem, na medida em que humanizava (...) os deuses que tinha forma e sentimentos humanos (...). De outro lado, estabelecia uma dependência dos homens em relação aos deuses, que eram vistos como imortais e com poderes para interferir nas vidas humanas”.

CAPÍTULO 2 - O MUNDO TEM UMA RACIONALIDADE, O HOMEM PODE DEESCOBRI-LA.Maria Amália Pie Abib Andery Et Al.

p.33. “O período arcaico estendeu-se do século VII a.C. e caracterizou-se, principalmente, pelo desenvolvimento da polis em torno da qual passou a gerar a civilização grega. Era nas grandes propriedades de terra que se produzia boa parte dos produtos agrícolas comercializados. Essas grandes propriedades se concentravam nas mãos da aristocracia, que aumentavaseus domínios por meio da obtenção de novas terras de pequenos proprietários endividados”.

p.35. “A identidade política e econômica da polis levou ao desenvolvimento da noção de cidadania e democracia, sendo o cidadão responsável pela participação ativa das decisões e organizações da sociedade”.

TALES (625-548 a.C. aproximadamente).
ANAXIMANDRO (610-547 a.C. aproximadamente).
ANAXÍMENES(585-528 a.C. aproximadamente).

p.36. “Foi na Jônia, situada na Ásia menor, onde primeiramente tais concepções se desenvolveram e se pode compreender tal fato ao se considerar que, com a invasão dos dórios, essa região foi colonizada pelos Jônios em condições que eram especiais”.

p.37 e 38. “(...), permitem compreender o surgimento e o desenvolvimento em Mileto, uma das principais cidades daJônia, das concepções de Tales, Anaximandro e Anaxímenes, os principais pensadores da Escola de Mileto”. Tales de Mileto, foi o primeiro a elaborar um principio de todas as coisas e acreditava que a água é um elemento primordial a vida humana. Já o Anaximandro, não aceitou as explicações de Tales e acreditava que o principio é o Ilimitado (aperion), e para finalizar o Anaxímenes, acreditava que oprincipio de todas as coisas é o ar, por diferenciar-se das outras substancia e por sua relação e condensação.

p.39. Segundo Thomson (1974) a.C, os Jônios não estabeleciam diferença ente o material e o não material, entre o natural e o sobrenatural e, “sem negarem a existência dos deuses, assimilaram o divino com o movimento, propriedade que pensavam ser inerente à matéria”. (p.197).

p.39. “Naprodução desse conhecimento, os filósofos da Escola de Mileto (...), foram capazes de, partindo da observação dos fenômenos da natureza, elaborar conceitos ou idéias abstratas, construindo assim, as marcas do primeiro momento de ruptura como pensamento mítico”.

PITÁGORAS (580-497 a.C. aproximadamente).

p.40. “Na busca da compreensão dos fenômeno do mundo, Pitágoras, como os primeiros...
tracking img