A.l. 2.2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade 2 – Da atmosfera ao Oceano: soluções na Terra e para a Terra

AL 2.2

Escola Secundária / 3º CEB da Batalha ACTIVIDADE LABORATORIAL DE FÍSICA E QUÍMICA A FORMAÇÃO ESPECÍFICA ENSINO SECUNDÁRIO Ano de Escolaridade : 11 AL 2.2 – Chuva “normal” e chuva ácida A classificação em chuva “normal” e ácida tem a ver com a diferente acidez que esta pode apresentar. É pertinente verificar se osefeitos provocados pelas chuvas ácidas em diferentes águas serão sempre os mesmos. Objecto de ensino • • • Acidificação natural e artificial de águas provocada pelo dióxido de carbono e óxidos de enxofre. Efeitos das chuvas ácidas em materiais. Força relativa de ácidos e concentração das respectivas soluções.

Objectivos de aprendizagem • • • • • • Reconhecer o laboratório como um local detrabalho onde a segurança é fundamental na manipulação de material e de equipamentos. Interpretar, qualitativamente, a acidificação de uma água, ou de uma solução aquosa, provocada pela reacção do dióxido de carbono. Interpretar a formação de chuvas ácidas a partir da reacção com óxidos de enxofre, explicitando as correspondentes equações químicas. Inferir que águas em contacto com óxidos de azoto e deenxofre podem originar soluções de pH inferior a 5,6 (temperatura de 25 ºC e pressão de 1 atm). Interpretar o efeito de quantidades iguais de ácidos fortes e fracos num mesmo meio. Distinguir, operacionalmente, um ácido forte de um fraco, conhecidas as concentrações iniciais em ácido.
Paulo José Santos Carriço Portugal Página 1 de 5

Unidade 2 – Da atmosfera ao Oceano: soluções na Terra e paraa Terra

AL 2.2

• • •

Interpretar a diminuição do pH de um meio aquático por adição de uma solução de ácido e relacionar essa variação com a composição do meio. Prever a força relativa de um ácido monoprótico a partir do valor de Ka. Aplicar a metodologia de resolução de problemas por via experimental.

Sugestões metodológicas Serão levadas a cabo duas actividades, interligadas entre si,sugerindo-se a metodologia investigativa de resolução de problemas por via experimental. 1ª actividade Verificação do pH quando se faz a dissolução de dióxido de carbono ou de dióxido de enxofre num água em intervalos de tempo sucessivos. Metade de cada turno investigará os efeitos da dissolução do dióxido de carbono em água, enquanto a outra metade fará o mesmo para o dióxido de enxofre. Parauma rápida obtenção dos efeitos da dissolução de CO2 em água destilada (em recipiente fechado), basta produzir este gás por reacção entre ácido clorídrico e carbonato de cálcio num balão com tubuladura lateral. A fim de borbulhar o gás produzido, ligar um tubo à saída lateral do balão para dentro de uma amostra de água destilada com algumas gotas de indicador universal e um eléctrodo de pH imerso. Aobtenção do SO2 poderá ser feita a partir da reacção de sulfito de sódio com ácido sulfúrico 2,0 mol dm-3, num balão com tubuladura lateral. Deve registar-se o pH da amostra, ao longo do tempo, de acordo com o quadro seguinte: Tempo de contacto do CO2/s (ou SO2/s) 30 pH 60 90 120 150 180 210 240 270

Paulo José Santos Carriço Portugal

Página 2 de 5

Unidade 2 – Da atmosfera ao Oceano:soluções na Terra e para a Terra

AL 2.2

2ª actividade Efeito da chuva ácida em águas com diferentes composições. Investigação da força relativa de um ácido conhecendo as concentrações iniciais em ácido. Procede-se ao ensaio de dois ácidos (um forte e outro fraco), que serão adicionados, em volumes diferentes a várias amostras de água, com registo dos valores de pH obtidos. A organização dosdados obtidos experimentalmente deve obedecer ao quadro seguinte: pH da solução após a adição do ácido 1 (ácido 2)
Volume total de ácido adicionado/cm3

Água(s)
Destilada Torneira Rio/poço Soro

0,0

0,5

1,0

1,5

2,0

2,5

3,0

3,5

O diagrama seguinte apresenta uma organização dos conceitos envolvidos nesta actividade laboratorial.

Paulo José Santos Carriço Portugal...
tracking img