O dilema da wkz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório Final – Problema 01: O dilema da WKZ



1. Questões e Estratégias de Pesquisa
Cada integrante do grupo pesquisou a respeito de terceirização, logística, cadeia de suprimentos e agregação de valores.
As pesquisas se realizaram no âmbito da Biblioteca em livros, revistas, sites, monografias e dissertações.
O grupo inicialmente definiu o problema como sendo: como aumentar o lucro ,mas com o decorrer da pesquisa o grupo definiu o problema como: “A empresa tem capacidade de controlar todos os seus setores?”.

2. Conceitos Relevantes
Para Gomes (2004), cadeia de suprimentos é um sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas, lida com problemas de planejamento e execução envolvidosno gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. O grande objetivo da cadeia de suprimentos é a redução de stocks, mas com a garantia de que não faltará nenhum produto quando este for solicitado. O desenvolvimento de técnicas e ferramentas para melhorar a gestão da cadeia de fornecimento contribui para uma melhor estratégia e prática. A aplicação dessas ferramentas leva a alternativas que permitemtomar melhores decisões.
Os componentes da cadeia de suprimentos são: planejamento de demanda (previsão); colaboração de demanda (processo de resolução colaborativa para determinar consensos de previsão); promessa de pedidos (quando alguém promete um produto para um cliente, levando em conta tempo de duração e restrições); otimização de rede estratégica (quais produtos as plantas e centros dedistribuição devem servir ao mercado) - mensal ou anual
Produção e planejamento de distribuição (coordenar os planos reais de produção e distribuição para todo o empreendimento) – diário; calendário de produção - para uma locação única, criar um calendário de produção viável. - minuto a minuto; planejamento de redução de custos e gerência de desempenho - diagnóstico do potencial e de indicadores,estratégia e planificação da organização, resolução de problemas em real time, avaliação e relatórios contábeis, avaliação e relatórios de qualidade. (Gomes et al., 2004).
Segundo Bowersox (2001), o objetivo da logística é tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados. A maioria dos consumidores em nações industriais altamente desenvolvidas jáestá acostumada a um alto nível de competência logística. A logística envolve a integração de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagem.
Ela também agrega valor quando o estoque é corretamente posicionado para facilitar as vendas. A criação de valor logístico envolve alto custo. No caso das empresas, os gastos com logística variam normalmente de 5 a 35% dovalor das vendas, dependendo do tipo de atividade, da área geográfica de operação e da relação peso/valor dos produtos e materiais.
As empresas que desfrutam de competência logística de classe mundial conseguem ganhar vantagem competitiva proporcionando aos clientes um serviço superior. Embora seja muito difícil atender a pedidos de maneira perfeita, empresas logisticamente sofisticadas buscamesse desempenho ideal por meio do aperfeiçoamento contínuo. Empresas líderes possuem, normalmente, sistemas de informação capazes de monitorar seu desempenho logístico em tempo real, o que lhes possibilita identificar possíveis falhas operacionais e adotar providências corretivas antes da ocorrência de falhas no serviço aos clientes.
Competência logística decorre de uma avaliação relativa dacapacitação de uma empresa para fornecer ao cliente um serviço competitivamente superior ao menor custo total possível.
Duas questões são importantes ao ser considerados o desempenho logístico do ponto de vista da empresa. Em primeiro lugar, todas as empresas necessitam de apoio e cooperação de várias outras empresas para a consecução de seu processo logístico. Essa cooperação une as empresas em...
tracking img