Teste de hipoteses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teste de Hipóteses

Trata-se de uma técnica para se fazer inferência estatística. Ou seja, a partir de um teste de hipóteses, realizado com os dados amostrais, pode-se inferir sobre apopulação. No caso das inferências através do Intervalo de Confiança, busca-se “cercar” o parâmetro populacional desconhecido. Aqui formula-se uma hipótese quanto ao valor do parâmetro, e peloselementos amostrais faz-se um teste que indicará a aceitação ou rejeição da hipótese formulada. Hipótese Estatística: Hipótese, em estatística, é uma suposição formulada a respeito dos parâmetros de umadistribuição de probabilidade de uma ou mais populações.

Esta hipótese será testada com base em resultados amostrais, sendo aceita ou rejeitada. Ela somente será rejeitada se oresultado da amostra for claramente improvável de ocorrer quando a hipótese for verdadeira. Consideremos Ho a hipótese nula, e H1 a hipótese alternativa a ser testada (complementar de Ho). O teste pode levara aceitação ou rejeição de Ho que corresponde, respectivamente à negação ou afirmação de H1.

Exemplo: Suponhamos que uma indústria compre de certo fabricante parafusos cuja acarga média de ruptura por tração é especificada em 50 Kg, o desvio-padrão das cargas de ruptura é suposto ser igual a 4 Kg. O comprador deseja verificar se um grande lote de parafusos recebidos deve serconsiderado satisfatório, no entanto existe alguma razão para se temer que a carga média de ruptura seja eventualmente inferior à 50 Kg. Se for superior não preocupa o comprador pois neste caso osparafusos seriam de melhor qualidade que a especificada. Neste exemplo, a hipótese do comprador é que a carga média da ruptura é inferior a 50 Kg.

O comprador pode ter o seguintecritério para decidir se compra ou não o lote: Resolve tomar uma amostra aleatória simples de 25 parafusos e submetê-los ao ensaio de ruptura. Se a carga média de ruptura observada nesta amostra for...
tracking img