Terceiro setor e ocip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terceiro Setor e OCIPs

Terceiro setor pode ser entendido como sociedade civil organizada, sem fins lucrativos que tem por objetivo oferecer bens e serviços de utilidade publica já que o Estadoresponsável por essa iniciativa não dar respostas suficientes as demandas existentes. O terceiro setor utiliza-se de dinheiro privado para fins públicos todavia não se exclui a possibilidade departicipação do setor publico no que se refere a verbas para financiamento da ação.
O terceiro setor teve sua emergência devido a ineficiência do atendimento do Estado às demandas recorrentes daexploração do trabalho. Outro fator que propicia esta ascensão é a dificuldade do Estado de descentralizar as decisões em decorrência do elevado nível de burocratização, é relevante ressaltar também adificuldade que o Estado apresenta em acompanhar as necessidades das pessoas e consequentemente de ofertar respostas para as questões sociais.
Entre os instrumentos utilizados pelo terceiro setor pode-secontar com as ONGs, Associações, Fundações, OCIPs. Todas estas instituições possuem como característica comum a intenção de promover de forma filantrópica e fragmentada o acesso aos serviços deutilidade publica.
Tratando-se das OCIPs são organizações privadas de interesses públicos, sem fins lucrativos de direito privado e interesse publico que tem como objetivo fortalecer o terceiro setor queatualmente é capaz de criar projetos com um viés de promoção e valorização social, no intuito que ocorra de trazer mudanças na realidade social. A transferência da responsabilidade social do Estadopara o terceiro setor possibilita maiores iniciativas e mobilizações no âmbito da promoção do bem-estar social. Ressaltando que essa organização não substitui o Estado apenas complementa suas ações e oauxilia a resolver problemas sociais.
Como principais características da OCIPs pode-se destacar: a gestão, a administração, a legislação, a formação, o patrimônio, os resultados financeiros,...
tracking img