Um pouco da tragetoria da FEAC e como surgem as ONGS

918 palavras 4 páginas
A sustentabilidade financeira da Fundação Semear é viabilizada por empresas e pessoas físicas que se identificam com a missão da entidade.

Um pouco da história da Fundação FEAC (ONG)

A Fundação FEAC foi fundada em 14 de abril de 1964. Diversas lideranças de Campinas influenciaram na origem da entidade, mas algumas pessoas tiveram um papel decisivo no seu processo de instituição. Entre elas, o engenheiro Eduardo de Barros Pimentel (hoje presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo) e o advogado Darcy Paz de Pádua (ex-professor e ex-secretário Municipal de Promoção Social – 1982-1987). Os dois são membros vitalícios do Conselho Curador da FEAC.A primeira grande reunião pública para marcar a criação da Federação de Assistência Social ocorreu em janeiro de 1964, quando foram apresentados seus objetivos de integrar o trabalho social, articular e centralizar a arrecadação de fundos para as entidades e proporcionar orientação técnica, contábil e jurídica às obras sociais. A FEAC oferece para as entidades conveniadas assessorias e prestação de serviços técnicos e administrativos gratuitos tais como elaboração de folha de pagamento de salários, contabilidade e orientação sobre leis. Além disso, as entidades recebem mensalmente recursos financeiros repassados de acordo com projeções estabelecidas no Convênio de Cooperação que anualmente é assinado pela FEAC e entidades. Para financiar sua operação, a FEAC conta com fontes próprias de receita, geradas pelos empreendimentos imobiliários desenvolvidos na Fazenda Brandina.
Como surgiram ad Ongs.

Muitas surgiram com incentivo de Governos incapazes, que por não darem ao povo aquilo que lhe era de direito, meio que terceirizavam o serviço. Na Década de 50, quando os países não alinhados se reuniram e desafiaram as nações de primeiro mundo (EUA e RUSSIA) - daí Terceiro Mundo - os pensadores livres chegaram a uma conclusão mais ou menos assim:
O mundo funcionava mal da forma que era, com dois setores apenas -

Relacionados