Inter e transdiciplinariedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inter e Transdisciplinaridade


Inter e Transdisciplinaridade

A partir da análise sobre os textos de Gustavo Amarante Bonfim e Rita Couto, buscamos a compreensão destes termos que tanto se fazem presente em nossa jornada acadêmica. Os textos se referem principalmente ao quanto é essencial o embasamento teórico correspondente a todas as disciplinas vigentes em nosso aprendizado e o quantoesta mesma teoria nos proporciona um solo seguro para que possamos fundamentar nossa própria pesquisa e ter certeza daquilo que falamos e mostramos em nossos projetos, tanto dentro quanto fora do ambiente de ensino. Assim como disse Bonfim em seu texto XXX, “O campo de ação do design é o da configuração de objeto.”(BONFIM, Gustavo Amarante, Estudos em Design, 1997), e ainda, em seu outro trabalhopúblicado em uma revista semestral sobre design, Morfologia dos Objetos de Uso (BONFIM, Gustavo Amarante, Anais P&D Design, 1996), temos como reflexão o levantamento das discilinas do saber que compõe um currículo, e dentre estes diversos conhecimentos devem haver especificidade para cada etapa do desenvolvimento, desde a história de criação, passando pelos processos de interação entre usuário eobjeto, os meios de representar o produto bi e tridimensionalmente e seus conhecimentos instrumentais. A partir desta análise entre as disciplinas, se fez notar a importância da interdisciplinaridade. Sendo assim, podemos deduzir que ela nada mais é do que a junção de todas as matérias necessárias para que um produto seja feito, sendo pensado em todas as suas etapas de maneira adequada, bem comosua execução, abrangendo as mais diversas áreas de conhecimento.

Seguindo este ponto, temos como verdade, que uma matéria isoladamente não supre todas as necessidades dentro de um projeto de design, como podemos ver em outro trecho, ainda do mesmo autor, desta vez publicado em 1999 e entitulado Algumas considerações sobre teoria e pedagogia do design, onde ele diz: Por tratarem de questõessociais, os temas transversais têm natureza diferente das áreas convencionais. Sua complexidade faz com que nenhuma das áreas, isoladamente, seja suficiente para abordá-los. Ao contrario, a problemática dos Temas Transversais atravessa os diferentes campos do conhecimento. Por exemplo, a questão ambiental não é compreensível apenas a partir das contribuições da Geografia. Necessita deconhecimentos históricos, das Ciências Naturais, da Sociologia, da Demografia, as Economia, entre outros. (BONFIM, Gustavo Amarante, Algumas considerações sobre teoria e pedagogia do design, Estudos em Design, 1999)

Caminhando ainda na mesma lina de raciocínio, buscamos a definição de transdisciplinaridade, e encontramos o que consideramos uma linha mais evoluída da interdisciplinaridade, ondehabitualmente havia a junção de várias matérias para se construir de maneira adequada o produto final de acordo com o usuário, agora se unem a isso as experiências de quem desenvolve o projeto e também a resposta do usuário, como consta em um dos parágrafos do texto citado acima, ainda de Bonfim, (...) uma Teoria do Design não será conquista de uma única pessoa, pois a transdisciplinaridade não é domínio deum indivíduo - ela se formará e se desenvolverá através de processos dialógicos entres os praticantes envolvidos nas diferentes situações de projeto, incluindo ao próprios usuários”. Sendo assim, entendemos que a segunda modalidade de desenvolvimento de projeto se torna ainda mais completa, porque além de exigir toda esta preparação e esta resposta e envolvimento de todas as pessoas presentes emcada uma das etapas, a exigência quanto ao embasamento teórico, a fundamentação e os processos científicos de desenvolvimento também são muito maiores do que no primeiro caso, logo, um projeto transdisciplinar se torna algo muito maior, e muito mais completo e complexo, demandando mais esforço, tempo e dedicação de quem o executa.

Ainda assim, temos como um grande diferencial entre as duas...
tracking img