Terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO,
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA,
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA
DIRETORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
CURSO LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FISICA

Autores: Marcio Grei Tirelli
Adriana Almeida

ATIVIDADES AQUATICAS NA TERCEIRA IDADE

BOA VISTA

2010

ADRIANA ALMEIDA
MARCIO GREI TIRELLI

ATIVIDADESAQUÁTICAS NA TERCEIRA IDADE

Trabalho de Conclusão Anual, apresentado à diretoria de graduação, do Curso de Educação Básica, em Nível Superior, Licenciatura Plena em Educação Física para fins de avaliação.

Orientador: Prof. MSc. Paulo R. Segundo

BOA VISTA
2010

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia deRoraima
Diretoria de Ensino e Graduação
Curso Licenciatura Plena em Educação Física

A Comissão Examinadora, abaixo assinada,
aprova o TCA

ATIVIDADES AQUÁTICAS NA TERCEIRA IDADE

elaborado por:

ADRIANA ALMEIDA
MARCIO GREI TIRELLI

Comissão Examinadora:

________________________________
(PRESIDENTE/ORIENTADOR)

_______________________________________
(INSTITUIÇÃO)________________________________________
(INSTITUIÇÃO)

Boa Vista, ____ de _____________ de 2010.

Dedicamos este Trabalho de Conclusão Anual a nossa família e amigos que nos apoiaram em todos os momentos difíceis da pesquisa.

AGRADECIMENTOS

A Deus que amamos acima de tudo, as nossas famílias e amigos que contribuíram direta ou indiretamente para arealização deste trabalho.

Aos Nossos professores pela paciência, dedicação e atenção em todos os momentos que precisamos.

Ao professor Mestre Paulo Russo pela sua dedicação e apoio.
RESUMO

A população idosa vem aumentando consideravelmente, o que se atribui a uma maior expectativa de vida, provavelmente relacionada a um melhor controle de doenças infecto-contagiosas ecrônico-degenerativas, gerando a necessidade de mudanças na estrutura social, para que estas pessoas tenham uma boa qualidade de vida. O presente trabalho tem por objetivo abordar aspectos do processo de envelhecimento: sua epidemiologia associada, os benefícios e a importância da atividade física no meio aquático, para alcançar a qualidade de vida desejada na terceira idade, os profissionais de saúde e educaçãofísica deverão atuar de forma engajada e efetiva para que estas pessoas tenham uma boa qualidade de vida. O presente trabalho apresenta como tema a atividade aquática na terceira idade e sua influência como melhora no desempenho e os seus principais benefícios, sejam eles: físico, psíquico e social, tendo como situação problema: Quais os benefícios da atividade aquática para a terceira idade? Atravésde uma pesquisa em uma linha qualitativa em fontes referenciais bibliográficas e eletrônicas, mostrando os benefícios dos esforços físicos realizados com o objetivo de recuperar ou melhorar sua saúde. Segundo MAZO, LOPES E BENEDETTI (2004), os programas de atividades físicas devem priorizar as aptidões físicas, tais Como: agilidade, coordenação, equilíbrio, força, flexibilidade, ritmo,resistência, entre outras. As aulas devem ser realizadas regularmente de 3 a 5 vezes por semana. As atividades devem ser organizadas, possibilitando a realização de acordo com as possibilidades do idoso. Deve-se considerar que na velhice existem perdas osteo-articulares e musculares, bem Como, mais lentidão nas respostas motoras, portanto moderação é a palavra chave, deve-se aconselhar os idosos a praticarematividades físicas que sejam possíveis de serem realizadas e com segurança. Os resultados obtidos com um mínimo de exercícios são grandes, e os benefícios incalculáveis, principalmente na terceira idade. É relevante estudar as mudanças que ocorrem nos idosos de forma que esclareçam as dificuldades e possibilidades em desenvolver as vivências do dia-a-dia.

Palavras - chave: Atividade...
tracking img