Works

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Revolução Científica

A Revolução Científica, que se tratou de um fenómeno europeu, abrangeu os séculos XVI-XVIII, época em que o pensamento científico começou a ser considerado e aplicado. Os modelos matemáticos substituíram as ideias abstractas, como as “simpatias” e as “virtudes inatas”, como formas de explicação do funcionamento do mundo.
O Renascimento foi marcado pelaambiguidade. De facto, mesmo os indivíduos mais esclarecidos, acreditavam nos resultados das descobertas científicas e simultaneamente em antigas crenças, magias e superstições. Em Inglaterra o contexto político-religioso motivado pela separação da Igreja Católica (1534) durante o reinado de Henrique VIII, fortaleceu ainda mais a difusão das novas ideias culminando com a publicação em 1611 da 1ª versãoda King James Bible recorrendo a textos gregos e hebraicos, usando a filologia como método científico para a descoberta da melhor tradução.
A invenção da imprensa (1440), que desempenhou um importante papel, como instrumento de divulgação do conhecimento, marcou o Renascimento inglês, destacando-o em áreas, como a literatura e a música.
Os primórdios daquilo que se entende porciência moderna, foram marcados por Robert Grosseteste (1168-1253), professor do Merton College, Oxford, e o seu aluno Roger Bacon (1219-1292), que defenderam que a geometria e os modelos matemáticos eram a base da compreensão do mundo, muito antes de Copérnico (1473-1543) demonstrar a seu modelo matemático heliocêntrico, comprovado mais tarde por Galileu por intermédio do telescópio. Mas, se quisermostraçar o nascimento do que designamos por Revolução Científica na Grã-Bretanha, é necessário falarmos de três figuras de influência que despontaram cerca de 1600, e que todas elas pertenciam a um círculo restrito de conselheiros da família Real, a monarca Elizabeth I, James I e talvez o mais importante, o princípe Henry, filho mais velho de James I, que morreu na adolescência. São eles FrancisBacon, William Harvey e William Gilbert.
Aquele que foi considerado o “pai da ciência moderna”, Sir Francis Bacon (1561-1626), foi mais um teórico do que um cientista. As suas obras tratam acima de tudo do método e nunca de qualquer experiência científica que tenha realizado[1]. Defende que o método indutivo, que parte do particular para o geral, baseado na sistematização da observação e daexperimentação aplicada ao estudo da Natureza, é o meio de chegar à verdade e assim dominá-la pragmaticamente, com o objectivo de lhe extrair o maior proveito. Como corolário deste pensamento, publica em 1623 o seu relevante trabalho – O Novum Organum. No entanto, como qualquer homem do seu tempo, demonstra conhecer textos metafísicos e astrológicos.
“O império do Homem sobre as coisasdepende totalmente das artes e das ciências. Pois não é possível dominar a Natureza senão lhe obedecermos”
Segundo Bacon, o progresso científico ocidental foi construído sobre três descobertas científicas chave, que permitiram o controlo do mundo natural por parte do homem: a imprensa, a pólvora e o magnetismo[2]. Elas mudaram por completo a face e o estado das coisas em todo o mundo, de talordem que nenhum poder influenciou tanto o homem como elas.
William Gilbert (1544-1603) foi médico da corte de Isabel I e de James I. Na sua obra de 1600 “De Magnete”, escrita dez anos antes de Galileu publicar o seu “Sidereus Nuncius”, mais conhecido como “Mensageiro das Estrelas”, propôs que a Terra era uma massa de magnetite. Defendeu que a Terra rodava em torno de um eixo magnético. WilliamHarvey (1578-1657) era também um médico da corte, que serviu tanto James I como Carlos I. sendo igualmente médico de Sir Francis Bacon. As suas experiências sobre o movimento do sangue no corpo de animais eram facilitadas pela sua posição privilegiada na corte e da paixão do monarca pela caça. Harvey anunciou a sua descoberta da circulação do sangue as suas Lumleian Lectures[3] na Royal...
tracking img