Terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor: Elizandro Zilli |
Tema: Educação Física |
UNOESC - Campus Xanxerê |
Média: 4,04|

Terceira Idade
APRESENTAÇÃO
Neste trabalho, fica claro a grande importância da Educação Física na vida de um idoso, pois ele traz inúmeros benefícios na vida do ser humano, não só físicos, mas também psicológicos, como para o idoso que nessa fase da vida muitos pensam que a única coisa que lhe resta éa morte. A educação Física veio para que tudo isso mudasse. Ela ajuda a passar o tempo, a integrar-se socialmente.
Nesse trabalho queremos mostrar o quanto tudo isso é bom para o idoso.
O IDOSO E A SOCIEDADE
Haddad (1986), diz que o envelhecimento não é simplesmente um processo físico, mas um estado de ânimo, e hoje nós estamos sendo testemunhas do inicio de uma mudança revolucionaria nesseestado de ânimo. A velhice é um período vulnerável. Os anciãos correm mais risco que os de qualquer outra faixa etária, com exceção da infância.
Para Hermanova (1982), os que estão envelhecendo são aqueles que depois de terem passado de um período de crescimento e maturidade, entram numa fase que tem sido chamada pelos franceses de troisième âge ou terceira idade. Envelhecer é uma fase normal davida humana e deve ser considerada como tal (…) Nós sabemos que o envelhecimento é um processo individual com amplas variações e que próprios idosos são um grupo heterogêneo. Para propósitos de elaboração de normas e legislação, utiliza-se uma definição cronológica que coloca o umbral da velhice nos 60. Tanto a prática quanto as pesquisas mostram que existem uma diferença marcante entre a faixaetária dos 60 ou mais, entre aqueles que tem menos de 75 e os que passaram de 75.
Outros autores, como Silva (1978), afirmam que ainda hoje a velhice é somente discutida, mas não definida. Diz este autor ser difícil estabelecer uma idade em que o homem deixa a maturidade e ingressa na velhice. Gomes (1985) relata em seus trabalhos que, no estudo de envelhecimento fisiológico, notadamente dos rins,observamos que a partir dos 30 anos, em plena fase anabólica, muitos sinais que traduzem o inicio da senescência são exteriorizados. A Organização Mundial de Saúde (1995) considera a idade de 65 anos como limite inicial caracterizador da velhice. Essa assertiva, embora por demais simplista, é usada por todos os estatísticos que documentaram a geriatria, estabelecendo um mero valor cronológico, oqual, na maioria das vezes, não corresponde à idade fisiológica.
Portanto, as dificuldades para estabelecer o marco de inicio do envelhecimento, não só pelo fato de ser variável de indivíduo, mas também porque os primeiros sinais de envelhecimento são quase imperceptíveis, pois apesar de a pessoa idosa ter estatisticamente mais doenças e cicatrizes de doenças anteriores do que as pessoas mais jovens,velhice não é doença. Na verdade a velhice, com suas características biológicas específicas, é um momento da vida como os outros, que pode ou não ter uma ou mais doenças associadas, mas isto não é necessário. O envelhecimento é necessário para diferenciar-se o envelhecimento fisiológico do patológico. Com o envelhecimento, há uma limitação dos movimentos, a falta de atividade física entre osidosos se deve a vida sedentária que estes levam devido a hábitos impostos pela sociedade e cultura vigentes, pois segundo Ângulo (1980), cabe a sociedade mostrar-lhe que, na verdade, a velhice, com suas características biológicas, é um momento da vida semelhante aos outros; que o fato de terem os gerontos sua reserva orgânica diminuída, reduzida em declínio, velhice não é doença. Devemos convencer aspessoas idosas de que ainda são muitos úteis, podendo inclusive, produzir algo de interesse próprio e também dos grupos e de comunidade a que pertencem (Angulo, 1980).
Silva (1978), considera que com a idade, os órgãos de percepção, particularmente a visão e a audição, perdem grande parte ou total acuidade. As articulações deixam de ter, com ocorrer dos anos a mesma elasticidade, e os...
tracking img