Terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2000, a população idosa (com 60 anos ou mais) no Brasil era de cerca de 14 milhões de pessoas, representando 8,6% do total populacional no país[1], e com a tendência de aumentar nos próximos anos, graças ao aumento da qualidade e da expectativa de vida.
A vida naTerceira Idade é repleta de limitações físicas, como a lentidão de movimentos e de raciocínio e a falta de coordenação motora[2]. No entanto, no aspecto emocional não existe limitações, o idoso é mais experiente e conta com um tempo maior disponível, que nem sempre é aproveitado da melhor maneira possível. Ainda assim, muitas pessoas têm aderido à prática de exercícios físicos apropriados, voltama estudar ou começam a aprender novas atividades, como uma forma de ocupar um tempo antes ocioso.
Apesar dessa preocupação do idoso em manter-se inserido na sociedade, esta não o trata com o devido respeito, pois existe um pré-conceito com relação ao seu comportamento. Acredita-se que eles não estão mais capacitados para realizar tarefas ou até mesmo para sair de casa desacompanhado,causando no idoso a sensação de inutilidade, o que pode desencadear a depressão, doença cada vez mais comum nas pessoas da terceira idade. Outro pré-conceito associado ao idoso é que o mesmo é financeiramente dependente e que não possui poder de decisão, o que não poderia ser uma conclusão mais equivocada, de acordo com pesquisas recentes, que provam que esses mitos são apenas mitos[3]. O idoso carecede atenção e de pessoas dispostas a lidar com eles, uma vez que sua limitação física não se estende ao restante da sua personalidade[4].
O potencial de consumo da terceira idade tem chamado a atenção nas últimas pesquisas do Instituto Somatório, que concluiu que a renda mensal desse grupo é de cerca de R$ 7,5 bilhões, correspondendo a 15% do rendimento total do país. Além disso, 93% dessapopulação possui renda própria, o que impulsiona o seu consumo e abre oportunidades de expansão do mercado consumidor.
Outro dado importante é que 62,4% dos idosos são responsáveis pelos domicílios do país, sendo que 37,6% desses domicílios são chefiados por mulheres. Desse modo, pode-se afirmar que o papel do idoso ganha cada vez mais importância, e, portanto, deve ser discutida a“capacidade da sociedade em se adaptar a essa realidade em mutação[5]”. Deve-se considerar ainda a situação do sistema previdenciário e da assistência social, que ainda não estão preparados para lidar com a crescente demanda dos idosos do país. “A contribuição deste contingente idoso ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social pode ser positiva[6]” e a sua “participação no processo produtivo deixa deser um problema e passa a ser parte da solução[7]”. Se a situação dos idosos for vista como produtiva, não há motivos para que seu potencial não seja aproveitado, e para que a terceira idade se sinta novamente útil para a sociedade.

O perfil da terceira idade
A terceira idade constitui uma faixa populacional extensa e em contínuo crescimento, caracterizada por um mercado emascensão, formado por pessoas que tem renda e tempo para gastá-la. O crescimento dessa população se deve a inúmeros fatores, entre eles a criação do Estatuto do Idoso, que combate os maltratos e o desrespeito ao idoso, e começou a vigorar em agosto de 2004[8]. Outros fatores são os avanços e descobertas da ciência aplicadas a medicina e a mudança de atitudes e de hábitos desse público, que hoje seaproveita dos benefícios de uma alimentação balanceada, atividades físicas regulares e lazer. Como base para essas mudanças temos a Constituição de 1988 que passou a favorecer os idosos.
Uma pesquisa do Instituto Somatório, publicada no Jornal Estadão Online do dia 12 de abril de 2010, revela que as mulheres são maioria entre a população da terceira idade (56%)[9], esse percentual é...
tracking img