Terceira idade- slide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Facar

Psicologia
O desenvolvimento ao longo da vida
- Terceira Idade

Luciana Calazans Mendes Torres
Presciliano Mayer Calazans Mendes
Luciana Santos Quirino
Catiane dos Santos
Joseane de Almeida Alves

Prof. Izabela

Abril - 2012
Aracaju-SE

Súmário

Introdução 3
Mudanças Físicas na Terceira Idade 4
DesenvolvimentoSocial 5
Mudanças Cognitivas 6
Lidando com o fim da Vida 7
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 9

Introdução

Na Terceira Idade, aceitar e compreender são as mudanças.
Aceitar a idade, as limitações é não se prender ao que deixou de ser feito, mas o que poderá ser feito.
Crescemos ouvindo e acreditando que com o avançar da idade não há o que fazer. Todo investimento pessoal jáfoi feito e depois é só colhermos os frutos desse trabalho. A velhice é vista como se fosse sem saída e sem futuro, o que discordamos em boa parte.
Segundo alguns autores a terceira idade inicia entre 50 e 60 anos de vida. Mas o importante é a atitude desempenhada por cada individuo, respeitando a sua realidade individual (condições físicas, culturais, intelectuais, o que pensa sobre se,interesses, entre outros aspectos), que ao longo do nosso trabalho iremos relatar.
A ONU (Organizações das Nações Unidas) considera as pessoas acima de 60 anos como idoso.
Nos EUA, no século XX a porcentagem triplicou entre as pessoas com mais de 85 anos, pois constituem o seguimento que mais cresce na população. As razões para isso ainda não estão claras, dentre elas estão os fatores prováveis como:hormônios, exposição ao estresse, comportamento relacionados à saúde e constituição genética, assim como há também diferenças de expectativas de vida entre brancos e negros, onde essa diferença parece ser fruto das disparidades entre as situações sócio-econômicas de cada grupo.
É importante compreender o desenvolvimento do idoso pelo fato de estarem se tornando uma parte cada vez mais significativada sociedade. Existem vários mitos com relação aos idosos como: solitários, pobres, doentes, desamparados, dependentes de familiares em cuidados e financeiramente, etc. Até mesmo os profissionais de saúde às vezes acham natural que o idoso fique doente e acabam não dando a atenção adequada, cuidados essências, etc.
Todos esses mitos contradizem com as reais expectativas da terceira idade, ondecada vez mais pessoas idosas são e estão saudáveis, produtivas e capazes.

Mudanças Físicas na Terceira Idade

Nesta fase ocorrem diversos fatores como: o corpo se degenera com a idade, a aparência física e o funcionamento dos órgãos passam por varias alterações, o cabelo fica fino, muda de cor, os ossos ficam frágeis, a musculatura fica fraca, enrijecidas e desgastadas, a circulação lenta,pouca oxigenação, dificuldade para dormir e continuar dormindo se torna mais comum, a visão, audição, olfato fica menos apurados, etc. Tudo isso ocorre de maneira lenta, por isso no inicio as pessoas não percebe.
Existem as teorias que falam que o envelhecimento físico ocorre devido aos genes programados nas nossas células para que em um determinado momento eles se deteriorem e morram; outra visãosão as instruções genéticas lidas antes ainda do envelhecimento; a hereditariedade apoiada por descobertas do gene da longevidade excepcional é também outra explicação onde diz que o envelhecimento é virtude do uso repetido; e ainda, as toxinas, estas presentes no ambiente, ou acumulados como subprodutos inevitáveis das próprias atividades do corpo.
Mas qualquer que seja a explicação, o maisimportante é o bem estar físico do idoso, entretanto deve ser levada em conta a alimentação saudável e especial, as práticas de atividades físicas, um bom atendimento à saúde, etc, para que possam buscar cada vez mais um bom índice de sobrevivência.
De acordo com VERAS et all (1999): “é de fundamental importância compreender que a atividade física para a terceira idade não visa o aprimoramento da...
tracking img