Envelhecer uma consequencia: ser velho uma opção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS - UNIPAM
FACULDADES INTEGRADAS DE SAÚDE - FACISA Bl - D







IZA C M DOS SANTOS

VANESSA C DE ARAÚJO











TRABALHO DE PSICOGERONTOLOGIA

Envelhecer um luxo: ser velho uma opção









Trabalho apresentado aocurso de psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM como complemento à nota do 2º bimestre à Profª. Drª Nelma Caíres Queroz.









PATOS DE MINAS-MG 03/10/2011

Envelhecer um Luxo: Ser velho uma opção

Iza Cristina Maria dos Santos¹
Vanessa Coelho de Araújo²
Universidade Federal de Patos de Minas - UNIPAM
Faculdades Integradas de Saúde- FACISA BL-D Patos de Minas-MG


ResumoO envelhecimento faz parte de um processo natural de todo organismo. Nesta etapa da vida é comum aparecerem algumas transformações e limitações físicas, isso pode interferir em alguns aspectos psicológicos alterando a rotina do idoso e de seus familiares. Como o ser idoso é visto, tratado pela família e pela sociedade. O envelhecimento é um objeto de Estudo da Psicologia Social cabe a estaPsicologia recuperar o indivíduo na interação de sua história com a história de sua sociedade. A Subjetividade Social é diferente para cada tipo de pessoa é construída nas relações pessoais (vizinho, amigos, colegas, trabalho, lazer, família, etc...). É necessário maior informação para a sociedade como um todo para um envelhecer sem preconceitos e mitos.

Unitermos: Velhice, comprometimento físico,psicológico, social e preconceito.

Abstract
Aging is part of a natural process of every organism. At this stage of life it's common to some changes and physical limitations, it can interfere with some psychological aspects changing the routine of the elderly and their families. How old is being seen and treated by family and society. Aging is an object of study of social psychology as such it is up toSocial Psychology recover the individual in his interaction with the history of their society. Social Subjectivity is different for each type of person. It is built on personal relationships (neighbors, friends, colleagues, work, leisure, family, etc...). You need more information of the society as a whole to an age without prejudices and myths.

Keywords: Aging, physical impairment,psychological, and social prejudice.

1. Introdução

O envelhecimento é caracterizado por mudanças físicas, comportamentais e sociais, o ato de envelhecer nos expõe a situações típicas como perda da plasticidade neural e da motricidade, dificuldades na audição, visão e outras funções do organismo, porém outras coisas são acarretadas a partir dessas perdas naturais que é a baixa autoestima, e as dificuldadesnas relações sociais. O idoso apesar de suas dificuldades pode executar varias funções tanto dentro quanto fora de sua casa, e é o que a maioria das pessoas não enxergam esta possibilidade. Quando lhes são dadas a oportunidade de continuar ativos é nítida a mudança comportamental, as relações entre eles e os outros juntamente com a diminuição das perdas biológicas, tudo isso colabora para que esseidoso crie uma melhor expectativa de acordo com suas condições e se adapte da melhor forma.

2. Objetivo Geral
O Objetivo deste estudo foi realizar um pequeno apanhado bibliográfico das principais mudanças que ocorrem na terceira idade e os preconceitos sociais em relação ao envelhecimento, através de revisão de literatura, artigos e trabalhos publicados na internet e conteúdo aplicado em sala deaula.

3. Velhice, Gênero e Comportamento

3.1. Velhice: Aspectos gerais do Envelhecimento

O processo de envelhecimento dependente de três fatores principais o biológico o psíquico e o social. São fatores que podem acelerar ou retardar as doenças e os sintomas da idade madura. É interessante frisar que o envelhecimento não é um estado, mas, um processo de degração progressiva e individual nos...
tracking img