Estatuto do idoso - um olhar sobre a lei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Desde sua origem, caracterizou-se o ser humano pelo movimento, pois no início dos tempos, o homem precisava caçar para sobreviver, ocasionando assim, um grande esforço físico. Com a evolução, continuou a praticar atividades físicas, como arar, capinar, plantar e tudo isso se fazia manualmente.

Com o avanço tecnológico ocasionado pelo próprio homem a fim de facilitar suastarefas, ocorreu um aumento acentuado do sedentarismo, onde ao invés de realizar trabalho braçal, utiliza-se apenas o menor esforço possível, como apertar um simples botão. Essa vida sedentária que as pessoas levam hoje provoca o declínio das funções vitais do organismo, causando assim, um viver sem movimento. Proporciona como consequência o aparecimento de doenças, desde muito jovem, resultaassim um envelhecimento com menor qualidade.

Em contrapartida, o avanço tecnológico auxilia na atual realização de inúmeras pesquisas, na área da saúde. Também se fez descobertas importantíssimas para que se aumente o combate ao sedentarismo e se busque qualidade em todos os ciclos da vida humana. Desta forma, a população em geral se conscientiza da importância do movimento para uma melhorqualidade de vida, principalmente para a manutenção da saúde e um consequente envelhecimento saudável. Neste sentido, como profissionais da área da saúde, entende-se a importância da Educação Física na sociedade, pois se estimula o ser humano a realizar atividades físicas desde sua infância. O espaço oficial e pedagógico é a escola, tornando-se então um meio de referência para começar este trabalho.De fato, chama a atenção ser a escola, principalmente as aulas de Educação Física o local em que a criança faz uso da atividade física para explorar o seu desenvolvimento. Deve então o professor de Educação Física aproveitar esse momento para introduzir a atividade física no cotidiano de seus alunos, como uma forma prazerosa de manutenção da saúde, as quais irão crescer, se desenvolver eenvelhecer, se beneficiando do movimento.

Salienta-se que estudiosos do envelhecimento, como Mazo, Lopes e Benedetti (2004), reforçam ser o papel da Educação Física na escola um grande contribuinte para a criação do hábito da prática de atividades físicas. É fundamental que se trabalhe a atividade física e seus benefícios desde cedo, contribuindo desse modo, para que o indivíduo adquiraqualidade de vida no que se refere ao seu aspecto físico, emocional e social. Extensivo também para que a população idosa continue em constante cuidado preventivo com sua saúde.

O exercício físico, quando praticado regularmente e orientado por um profissional capacitado, pode retardar os efeitos fisiológicos gerados pelo envelhecimento. Quanto mais cedo aderir a sua prática, os efeitos deletériosdo processo de envelhecimento tornam-se mais lentos, além dos idosos garantirem sua capacidade funcional e autonomia.

Desta forma, volta-se a atenção para o contexto de trabalho e se busca na realidade empírica de um grupo de idosos e um grupo de escolares da cidade de Tenente Portela-RS a percepção destes sobre o envelhecimento e a importância da atividade física para a manutenção da suasaúde.

Neste sentido, reforça-se o estado da arte a partir dos temas envelhecimento, envelhecimento ativo, aptidão física e saúde e exercícios físicos antes dos resultados desta pesquisa.

Envelhecimento

Todo ser vivo tem como característica, nascer, crescer (desenvolver), envelhecer e morrer. De acordo com esta idéia, Hoffmann (2002), salienta que todo organismo vivo possui umtempo limitado de vida e no decorrer dos anos sofre mudanças em sua estrutura fisiológica. Além desses aspectos este envelhecimento pode ser saudável ou não, dependendo muito de fatores extrínsecos e intrínsecos (MATSUDO, 2001).

Sem dúvida, Simões (1998) preleciona que não se encara o envelhecimento como o fim da vida, e sim, como uma fase que necessita de uma adaptação do indivíduo para que...
tracking img