Fichamento: atuacao do enfermeiro no processo saude e doenca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MORESCHI, C. Atuação do enfermeiro no processo saúde- doença. Universidade Caxias do sul.

Fichamento: Atuação do enfermeiro no processo saúde- doença

É necessário que o enfermeiro seapresente a sua área de atuação profissional sempre priorizando a prevenção e os diferentes fatores que decide as condições de saúde do ser humano. O Brasil diz a respeito constitucional que a saúde écomo direito do cidadão e dever do estado, pois precisa-se de criar um sistema que seja real com a realidade, ou seja, precisa-se de recursos sob a lógica do interesse social, para isso é necessáriodecreto do estado para permitir que todo cidadão tenha garantido o acesso ao atendimento de boa qualidade seja privado ou estado.
Grande parte da população acredita que saúde e doença são iguais ,ou seja, saúde não significa ausência da doença. Saúde pode ser definida com bem estar mental físico e social. Na verdade o ser humano não são saudáveis ou doentes.Considerando graus nas condições desaúde propuseram sete níveis de atuação profissional: atenuação, compensação, reabilitação, recuperação, prevenção, manutenção, promoção. A saúde é resultante da relação entre fatores biológicos,mentais e aspectos do ambiente onde os indivíduos vivem. Nessa perspectiva, a saúde e a doença estão interligadas num processo dinâmico, interdependente que, quando desequilibrado, leva o individuo a umestado não favorável de satisfação orgânica, que então chamaremos de doença. Ainda segundo essa concepção, o adoecer deixa de ser o resultado de apenas um fator, passando a ser entendido como umprocesso em que inúmeros fatores estão envolvidos.
Com o avançar das discussões sobre saúde, foi percebido que a garantia do cuidado mais individualizado e, consequentemente, a promoção da saúde,precisava ir além do discurso da “ausência de doença”. Tornou-se necessário um paradigma contextualizado com os “novos” conceitos que
envolvem o processo dinâmico de vivenciar a saúde e a doença....
tracking img