Teorias sobre a origem da vida vestibular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Teorias Sobre a Origem da Vida Vestibular, - Biologia
Enviado seg, 01/01/2007 - 05:00 por ficharionline
-------------------------------------------------
Assuntos relacionados:
* -------------------------------------------------
Conceitos básicos
Nota média:
4.42857
Sua nota: Nenhum Avaliação média: 4.4 (91 votos)
Através dosséculos, aparecerama várias hipóteses sobre a origem da vida na Terra.
Aristóteles no século IV a.C. acreditava na existência de certos princípios ativos ou forças vitais no surgimento da vida a partir de substâncias inanimadas. Surgindo assim a teoria da abiogênese ou geração espontânea (Crença de que a vida poderia surgir a partir de água, lixo, sujeira e outros restos).
Francesco Redi no séculoXVII, procurando dar uma base experimental à teoria da geração espontânea, elaborou a teoria da biogênese, que defendia a idéia de que a vida só poderia surgir a partir de uma vida pré-existente.
Neste mesmo século um naturalista chamado Anton Van Leeuwenhoek , acidentalmente construindo microscópios, relatou a presença pela pirmeira vez de bactérias, ?que se multiplicavam numa gota d´agua?,"ressuscitando" assim a teoria da abiogênese. O inglês John Needham aqueceu uma "mistura" e colocou em alguns tubos de ensaio. Em seguida aqueceu-os e fechou. Após alguns dias os tubos estavam cheios de organismos. Querendo assim provar que a idéia de geração espontânea continuava válida.
Na mesma época, as idéias do inglês foram combatidas pelo italiano, Lazzaro Spallanzani, que repetiu aexperiência desta fechando os tubos e fervendo os caldos no interior. Neste caso, em horas depois não havia aparecido qualquer tipo de organismos dentro do tubo. Needham criticava as idéias de Spallanzani, dizendo que ao fechar os caldos, ele havia matado o princípio vital .
Apenas na segunda metade do século passado, Louis Pasteur, cientista francês derrubaria de vez as idéias de geração espontânea.Como experimento, ele preparou um caldo e o colocou em dois tipos de frascos:
- Alguns frascos tinham um longo pescoço reto;
- Outros, além do longo pescoço eram curvos, com a forma de um ?pescoço de cisne".
Pasteur ferveu todos os frascos e deixou todos abertos .Ele queria assim mostrar que ar poderia entrar livremente em todos eles.
Resultado: Somente os frascos de pescoço retos apresentavammicrorganismos no caldo em seu interior. Os de "pescoço de cisne" permaneceram estéreis o resto do tempo. A partir de observações anteriores, Pasteur teve certeza de que o ar continha inúmeros microorganismos. E que eles é contaminavam os caldos de cultura, sendo assim, eles não surgiam a partir do caldo.
Como a teoria da abiogênese foi derrubada, novas teorias foram surgindo, como é o caso da?teoria? Cosmozóica, várias hipóteses que nunca se transformaram em uma teoria propriamente dita. Nesta ?teoria?, a vida teria aparecido na Terrapela proliferação de microrganismos que viajaram no espaço e teriam caído então no solo terrestre. Estas hipóteses foram logo refutadas, sabendo que nenhum microrganismo poderia sobreviver no espaço sideral, sujeito à radiação ultravioleta, raios cósmicose baixíssimas temperaturas. Além disso, chegando seria impossível chegar à Terra dentro de meteoritos, sendo que estes quando entram na atmosfera terrestre, quase sempre se pulverizam.
O russo Aleksandr Oparin no século XX, elaborou a teoria de Oparin (teoria naturalista), que se baseia nas seguintes afirmações:
- No surgimento da Terra, a atmosfera não continha oxigênio livre, mas era rica emmetano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O).
- A temperatura ambiente era muito alta e a atmosfera seria cheia de raios ultravioletas e centelhas elétricas, que teriam alterações nos gases da atmosfera. Estas alterações, teriam originados moléculas orgânicas compostas e complexas, que poderiam ter originado os aminoácidos.
A partir deste evento, seguem-se as etapas...
tracking img