Cronologia direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PERIODO AXIAL: Segundo o escritor Comparato (2007. p. 38): “...pelas mutilações em massa, pelos massacres coletivos e pelas explorações aviltantes faz nascer nas consciências, agora purificadas, a exigência de novas regras de uma vida mais digna para todos. (1)

No terceiro século a.C. os direitos individuais do homem surgiram no antigo Egito e Mesopotâmia como necessidade inadiável, paraassegurar a proteção individual em relação ao Estado. O Código Hamurabi (1690 a.C.) foi a primeira codificação que produziu luz sobre os direitos do homem, os mais respeitados desde então: direito à vida, a propriedade, a honra, a dignidade, a família. Vislumbrou-se, nessa época, que as leis deveriam ser respeitadas por todos, por conterem supremacia até em relação aos governantes.
Zaratustra, Buda, LaoTsé, Confúcio, Pitágoras, Isaías e Dêutero Isaías fizeram uma linha divisória histórica, determinaram o abandono das mitologias e trouxeram novas luzes ao conhecimento humano, enriquecidas de idéias e princípios norteadores da humanidade.

1215, a assinatura da Magna Carta, entre os barões ingleses e o rei João, foi empregue como meio constitucional para restringir o seu exercício tirânico dopoder. Permitiu unicamente aos cidadãos de honra gozar livremente os seus bens e a sua liberdade

1679 Lei sobre o Habeas Corpus em Inglaterra, determina que qualquer pessoa detida seja apresentada perante um tribunal, de modo a que seja conduzido um inquérito exaustivo, sobre os motivos da sua detenção. Este direito já estava previsto na Magna Carta, mas os monarcas despóticos tinham-no ignorado.1689,Declaração dos Direitos (Bill of Rights) foi o resultado constitucional da gloriosa revolução em Inglaterra, que conduziu à separação dos poderes do Parlamento e do monarca e concedeu ao Parlamento a liberdade de expressão e o direito de organizar livremente eleições.

Em 1776 a Declaração da Independência americana:
”Temos por evidentes por si só as seguintes verdades: que todos os homensnasceram iguais, que foram dotados pelo criador de direitos inalienáveis; entre estes direitos encontra-se a vida, as liberdade e a busca da felicidade”.
1789 Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão um documento elaborado durante a Revolução Francesa de 1789, e que iria refletir a partir de sua divulgação, um ideal de âmbito universal, ou seja, o de liberdade, igualdade e fraternidadehumanas, acima dos interesses de qualquer particular.
Em 1791, ratificação do Bill of Rights americano, que está na base da Constituição dos Estados Unidos.
Personalidades: Voltaire (1694-1778), Tom Paine (1737-1809), Thomas Jefferson (1743-1826).
Em 1789 a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em França -
“Artigo 1º: Os homens nascem livres e iguais em Direitos”.
Personalidades: Olympe deGouges (1755-93); Mary Wollstonecraft (1759-97), William Wiberforce (1759-1833).
Em 1840 a Convenção Mundial contra a Escravatura, em Londres. A escravatura foi abolida em todas as colónias britânicas em 1838, nos Estados Unidos em 1865.
Personalidades: Harriet Tubman (1820?-1913), Sojouner Truth (1797-1883).

1848 A Constituição francesa A Constituição da II República, promulgada em 1848, estabeleciaum regime presidencialista e unicameral, no qual tanto o presidente da República como a Assembléia eram escolhidos por sufrágio universal masculino. Luís Napoleão Bonaparte foi eleito presidente por maioria, enquanto as eleições parlamentares deram a vitória aos monarquistas, contrários à República. Luís Napoleão tomou o poder com um golpe de Estado em 1851 e um ano depois restaurou o Império eassumiu o nome de Napoleão III.

1864 Convenção de Genebra Ela inaugura o que se convencionou chamar direito humanitário, em matéria internacional; isto é, o conjunto das leis e costumes da guerra, visando minorar o sofrimento de soldados doentes e feridos, bem como de populações civis atingidas por um conflito bélico. É a primeira introdução dos direitos humanos na esfera internacional. O direito...
tracking img