Teorias organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Santo Agostinho
Fundação Santo Agostinho de Montes Claros
Curso de Engenharia de Produção 2º Período
Disciplina: Teorias Organizacionais
Prof: Elio














Exercícios sobre Estudo de Caso
Companhia Vale do Rio Doce









Por: Gilnânio Alves Dias
Marlon José
















Montes Claros/MG
Novembro/2010
1- A privatização daCVRD foi um processo conturbado. Quais argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares. Argumentos a favor da desestatização- A gestão antes da privatização trabalhava com processos muitos burocráticos, que levava a instituição a perder tempo onde se exigia respostas rápidas para fechamento e conclusões de soluções. A equipe de gestãotambém não era qualificada, havia muitos interesses políticos e jogadas equivocas da própria razão e método de beneficiamentos próprios quando o principal interesse deveria ser a instituição. A instituição era muito manipulada, deixando sua organização, como instrumento político e econômico limitado as possibilidades de avanços e crescimentos tanto tecnológicos, quanto nas relações de produçãocomparado a concorrência no mercado interno.
Argumentos contra a desestatização- o financiamento da mesma seria um mal negócio para o estado, que também estaria privatizando o solo brasileiro, colocando as mãos dos países estrangeiros um dos nossos principais bens, a economia interna e as riquezas naturais do nosso solo.


2- Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundoKatz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e CVRD.
Perfil de liderança, qualidade e experiência, com sucesso na carreira em uma instituição financeira, tornando se o mais jovem diretor executivo na historia da organização. Tinha visão global, era comunicativo, e devido sua formação na área de economia, tinha capacidade de negociação, comunicador, tinha uminglês fluente, trabalhava de forma a descentralizar os processos a fim de controlá-los melhor confiando/delegando responsabilidades. Era agressivo/decidido no poder de negociações, com planejamento e visão também para longos prazos. Acompanhava os processos de perto com visão estratégica para a realidade, sem perder o foco dos objetivos estratégicos.



3- De que maneira as habilidadesgerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?
Os planos traçados eram simples, porém ele exigia que o cumprimento das metas deveriam ser seguidos a risca. Por isso ele reuniu toda a diretoria da Vale em uma única sala na sede da empresa, visando desta forma, a agilidade na comunicação e na resolução de problemas, maximizandosoluções com praticidade. Devido sua fluência com o mercado externo, tendo experiência acumulada desde quando trabalhava no Bradesco, Agnelli, favorecia o diálogo aberto com os mercados interessados ao futuro da empresa, por isso com facilidade conseguiu grandes contratos com o mercado externo, principalmente o europeu.


4- Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após aprivatização da CVRD?
Havia muitas empresas alocadas a Vale, empresas de papel, Celulose, Navegação, sendo todas estas vendidas. Havia muitos gestores (executivos) que não atendia o mínimo de padrão profissional para a instituição. A empresa estava com muitas dividas, sem alocação de recursos para os principais setores da empresa, o de mineração, sendo estas minimizadas com as vendas das empresassupracitadas anteriormente. Ele arrecadou com a venda 2,1 bilhões de dolares.


5- Roger Agnelli já planejava o futuro da CRVD antes mesmo de assumir sua presidência. Você concorda com essa afirmação?
Sim. Ele conhecia bem os problemas por ela vivenciados, mesmo não tendo formação na área de mineração, de acordo com texto, ela tinha contatos e formas de reconstruir a empresa, torná-la produtiva e...
tracking img