Teoria organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO




TRABALHO DE TEORIA ORGANIZACIONAL


Reportagem: Ter muito o que cuidar.
Revista: Melhor,gestão de pessoas.









2º SEMESTRE DE 2010
Sumário
1. Introdução 4
2. Narrativa 5
3. Identificação dos Problemas presente no caso 7
4. Avaliação dos Fatos 8
5. Identificação dos atores 9
6. Principais conceitos e teorias envolvidas 107. Soluções para os problemas 24
8. Plano de Ação 25
9. Bibliografia 26


1. Introdução

O trabalho tem como finalidade buscar e ampliar conhecimentos na área de Teoria Organizacional que diz respeito, as diversas teorias, abordadas nesse semestre. A fim de fixar todos os principais conceitos e as relevâncias de cada teoria.
Neste sentido, o trabalho tem como objetivo através de umareportagem, extrair toda a aprendizagem, conhecimento adquirido durante o curso de Teoria Organizacional. Propondo ao aluno uma nova forma de adquirir conhecimento de maneira diferente e eficiente.
Tendo em vista a aplicação de conceitos apresentados durante o semestre do curso de Teoria Organizacional, o presente trabalho tem por objetivo analisar a reportagem que tem como título: Ter muito o quecuidar - Escassez de mão de obra qualificada, formação de líderes e mobilidade de talentos lideram a lista de prioridades (e desafios) do RH.
A partir da analise da reportagem o trabalho será dividido em 8 partes: Na primeira parte está a descrição do caso relatado na reportagem. No segundo serão identificados os problemas encontrados neste caso. Na terceira parte está a avaliação dos fatos, afim de definir as prioridades em relação aos problemas citados na segunda parte. Na quarta parte os atores importantes para análise e compreensão do caso serão apresentados. Na quinta parte será realizada uma associação entre os principais conceitos/abordagens com relatos do caso. Na sexta parte serão estabelecidas alternativas de solução para os problemas relatados na terceira parte. Na sétimaparte será escolhida a melhor solução dentre as citadas na sexta parte. E na última e nona parte será apresentado um plano de ação, com base nos fatos e na solução escolhida na sétima parte.
O trabalho resulta numa valiosa contribuição para a evolução nos nossos pensamentos e opiniões sobre as teorias abordadas, pois podermos perceber através de fatos atuais a permanência de significados e conceitosde tantos anos atrás. Podemos perceber na prática o que se tínhamos aprendido na teoria, pois trabalhamos com uma situação real das organizações.











2. Narrativa

Ter muito o que cuidar
Escassez de mão de obra qualificada, formação de líderes e mobilidade de talentos lideram a lista de prioridades (e desafios) do RH.

Revista: Melhor Gestão de Pessoas.
Data: Julho de2010.
Editora: Segmento.
Autor: Gumae Carvalho.

Empresas de vários setores, dentre elas construção civil, telecomunicações, e tecnologia da informação deparam-se com um problema. Se anteriormente o problema era a falta de investimento ou de crédito, hoje é a falta de pessoas qualificadas para executar as atividades propostas de cada área.
A falta de profissionais qualificados, apresenta-secomo um dos principais desafios a serem vencidos pelo Recursos Humanos (RH) neste momento. A este problema somam-se outros, como as mudanças na mobilidade de talentos provocados pelos cenários econômicos em vários países, o entendimento sobre os anseios da geração Y (entende-se Geração Y como os indivíduos nascidos entre 1978 e 2003, que ou são “nativos digitais” ou que cresceram sob a influênciadireta da internet) e a formação de líderes.
Segundo dados da 13º Edição da CEO Survey, levantamento realizado pela PricewaterhouseCoopers (PwC), as pessoas fazem parte das agendas dos gerentes de RH e dos presidentes das empresas. Este tema já tinha destaque dos principais líderes empresariais, e este destaque só crescia até eclodir a crise financeira em setembro de 2008. Com a crise outras...
tracking img