Teorias motivacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Motivação

1. Introdução

Motivação é o desejo que leva a um grande esforço, intenso, direcionado e persistente, para se alcançar determinado objetivo pessoal ou organizacional. A motivação humana surgiu na escola de relações humanas, onde a satisfação do colaborador era a ênfase, em questões afetivas e pessoais.
Sendo dividida em duas categorias básicas intrínsecas que não tem sua relaçãocom recompensas matérias, mas sim relacionada às recompensas psicológicas como reconhecimento e respeito. E extrínseca que está relacionada às recompensas matérias e punitivas como, por exemplo, salário e promoção. (Chiavenato 7°Ed)
Existem algumas teorias motivacionais que procuram explicar os porquês dos comportamentos das pessoas.

2. Teorias Motivacionais

2.1. Teoria das necessidadesAbraham Maslow foi o criador da teoria das necessidades.
Segundo Maslow o homem é um animal dotado de necessidades e assim que uma é satisfeita surge outra e logo após outra em um processo que não tem fim desde o nascimento ate a morte.(Caravantes. 1° Ed)
Nesse pensamento Maslow sugeriu uma hierarquia de necessidades que são a causa da motivação humana, essa hierarquia foi retratada em umapirâmide.

1° Necessidades Fisiológicas: Referem-se às necessidades básicas que todas as pessoas têm como alimentação, sede abrigo, repouso e outras necessidades orgânicas. É a necessidade que se relaciona com a sobrevivência, que já nascem como individuo. A partir do mento em que essa necessidade é satisfeita deixa de ser principal e agora o homem sobe um nível na pirâmide partindo para anecessidade de segurança. (Chiavenato 7°Ed)
2° necessidades de Segurança: o nível dois na pirâmide representa a necessidade de segurança. Segundo Maslow, nesse aspecto da motivação o homem busca estabilidade e proteção, isso faz o seu organismo agir como um mecanismo a procura de segurança e então esse passa a ser o seu comportamento. (Chiavenato 7°Ed)
3° necessidades sociais: nesse nível depois dasnecessidades mais baixas estarem satisfeita ou relativamente satisfeitas, surgi agora então a necessidade de socialização, de aceitação e afeto. (Chiavenato 7°Ed e Caravantes 1° Ed)
4° Necessidade de estima: Após suprida a necessidade de socialização do ser humano, surge a necessidade de estima que podem ser em duas classes; o amor-próprio, sendo autoconfiança, auto-apreciação etc. E a suareputação; status, reconhecimento e respeito. (Caravantes 1° Ed).
5° Necessidade de Auto-realização: no topo das necessidades a auto-realização que é o desejo de continua evoluindo para alcançar o Maximo de seu potencial. (Chiavenato 7°Ed).
Segundo Maslow para que uma necessidade seja satisfeita é necessário que a anterior seja suprida, daí então de forma automática surgia à próxima necessidade passandodominar o comportamento. Nem todos conseguem chegar ao topo da pirâmide, sendo assim nem todas as pessoas se realizam por completo, podendo ate Pará em uma das necessidades. Todos têm mais de uma motivação, atuando de forma conjunta.

2.2 Teoria dos Dois fatores de herzberg

Frederick Herzbeg foi o fundador da teorias dos dois fatores, sua teoria foi desezenvolvida apartir de estudos atravezde entrvista com cerca de 200 engenheiros e contadores, feito em uma fabrica localizada em Pittsburgh, que consistia em explicar o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho,chegando a conclusão que existe dois fatores que que influencia o comportamento que é fator higienico e o motivacional.

Fatores Motivacionais; estão relacionados mais ao trabalho ou as atividades que sãodesenvolvidas, Herzberg notou que os trabalhadores são mais motivados pelas tarefas que executam, quando estas trazem reconhecimentos, responsabilidades e satisfação pessoal. O fatores motivacionais reacionados com a piâmide de Maslow , estãorepresentando necessidades de estima e autorealização no topo. (Maximiano 4° Ed).
Os fatores Higienicos; fazem parte do ambiente em que são desenvolvidas as...
tracking img