Fichamento: o descobrimento da terra" (cartografia histórica)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Cartografia Histórica

Referência Bibliográfica: Dreyer Eimbcke, Oswald. O Descobrimento da Terra. / Oswaldo Dreyer Eimbcke; tradução Alfred Josef Keller. – São Paulo: melhoramentos; Editora da Universidade de São Paulo, 1992.

Lugar Social: Oswaldo Dreyer Eimbcke nasceu em 1923, é Cônsul da Islândia, em sua cidade natal Hamburgo, é presidente dos “Amigos da Cartografia, daFundação Cultural Prussiana”. É autor de inúmeras publicações e revistas especializadas nacionais e internacionais; também autor de ensaios radiofônicos e co-autor de uma enciclopédia especializada. Sua vasta coleção de mapas e cartas geográficas teve exposição na Alemanha, Áustria e Islândia.

Objetivo: “O objetivo do autor ao escrever este livro, mostra que o descobrimento da Terra não foi somenteobra de um empreendimento planejado e executado pelas potências marítimas da Europa. Ao contrário: o caso, mitos, enganos e preconceitos também levaram a muitas descobertas curiosas, originaram surpreendentes representações cartográficas (...)”.

Arcabouço Teórico: Para a construção desta obra, o autor utilizou obras importantes, tal como: D’ Ailly, Pierre, Imago Mundi, Lovain, 1483. Akcura, Y.Die Karte des Piri Reis, Istambul, 1933; entre outras. Também utilizou mapas, cartas cartográficas e etc.

Pontos Importantes: O Descobrimento da Terra: História e histórias da aventura cartográfica.

“Com o surgimento de um comércio organizado, abre-se a primeira página de um dos capítulos mais excitantes da história da humanidade. Trata-se da história dos descobrimentos, um esforçomilenar para conhecer a nossa Terra, regiões próximas e longínquas, a vida e a cultura de outros povos. Os habitantes litorâneos foram os primeiros a ousar percorrer distâncias maiores. Foram navegantes os que avançaram primeiro por terras incógnitas, conseguindo mais tarde realizar os grandes descobrimentos históricos. A primeira notícia que temos de um comércio organizado de mais ou menos 2600 a.C.,época em que os egípcios dirigiam seus navios para Biblos, na Fenícia, de onde voltavam carregados de cedro”. (p.11)

“As viagens de descobrimento visavam inicialmente sobre tudo o estabelecimento de relações comerciais ou tinham propósitos de domínio e expansão, contribuindo apenas secundariamente para um lento desenvolvimento da ciência geográfica dos sábios gregos. Posteriormente coube aoscartógrafos uma parte considerável dos méritos no progressivo descobrimento do mundo. Foram seus mapas que (...) criaram as condições para a descoberta de novos caminhos para novos litorais. Com toda razão, o século XVI foi chamado de período impulsor da cartografia”. (p.12)

“Durante muito tempo pensava-se que em alguma terra austral devia esconder-se, de baixo de um sol abrasador, as maioresriquezas da Terra. Essa idéia encontrou sua expressão, por exemplo, em estranhos nomes dados aos oceanos. Assim, chamavam o oceano Atlântico de mar do norte, mesmo numa época em que ele já era conhecido até a África do Sul”. (p.12)

“Durante muito tempo discutiu-se a respeito da definição de mapa. A mais concisa é certamente esta: uma representação reduzida e plana da superfície terrestre. Osmapas apresentam suas informações de modo sintético por meio de símbolos, à maneira de um sistema de sinalização”. (p.15)

“Os cientistas levaram oito anos para desmascarar a maior falsificação de mapa da Era Moderna, o mapa de Vinland, pretensamente “descoberto” em 1958”. (p.19)

 “Trata-se, provavelmente, do mais eminente cartógrafo e geógrafo do século XVI e de toda Idade Moderna. Seu nome éGerhard (de Creemere, de Cremer, Kremer) Mercator. Em 1569, Mercator publicou- após trinta anos de atividade – seu grande mapa-múndi em dezoito folhas, que viria a ser também a sua ultima carta em formato grande”. (p.36)

 “Com o mapa-múndi de 1569 introduziu pela primeira vez a projeção para representar a esfera terrestre sobre uma superfície bidimensional. A projeção de Mercator é...
tracking img