Construtivismo contra social critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Linha do Tempo da História da Educação
*1500 - O começo de tudo, na chega a Vera Cruz Portugueses, descobrem que os indiozinhos são instruídos pelos adultos (pais, tios, avós ou pajé da tribo).
*1549 - Alfabetização pela fé – Os primeiros jesuítas chegam ao Brasil em missão civilizatória para converter os índios a fé católica.
*1564 - Primeiro colégio de brancos surge na Bahia.
*1577 - OPadre Anchieta escreveu carta a metrópole, reclamando das poucas horas de sono. Por ter de preparar as atividades para os alunos escrevendo-as com pena.
*1599 - Faltam professores, uns demoram a chegar, outros morrem em naufrágios a caminho da colônia e alguns somem durante passeios.

*1759 - Expulsão dos Jesuítas.

*1760 - O Estado é responsável pela educação. Um novo método de ensino é criado ea Imprensa Régia imprime os livros didáticos.

*1808 - Sem instituições de Ensino Superior, estudantes mais ambiciosos precisam ir para instituições européias.

*1824 - Meninas são educadas em casa.

*1827 - A primeira Lei Geral de Ensino cria colégios nas vilas e cidades mais populosas do Império e dá acesso às salas de aula também às meninas.

*1828 - Nas escolas de garotas, sóprofessoras lecionam- o mesmo vale para os colégios do sexo oposto.

*1837 - O Colégio Pedro II é inaugurado no Rio de Janeiro, sendo assim modelo para todo Brasil.

*1874 - Idéias do Positivismo, do Cientificismo do movimento republicano circulam e influenciam a educação. Escolas laicas e particulares são criadas, além de colégios femininos e protestantes.

*1883 - Criação do museu de Artes eOfícios em São Paulo... É o surgimento de escolas técnicas.

*1889 - Governo reforma o ensino primário e normal, organiza uma rede de escolas normais e complementares. É nesse período que aumenta a presença feminina nos cursos de formação de professores.

*1890 - A nova constituição separa a Igreja do Estado, laiciza a sociedade e a educação. Institui o voto do cidadão alfabetizado do sexomasculino.

*1895 - Primeiro jardim de infância, criado em São Paulo no Brasil.

*1920 - Ganha força a discussão sobre a importância da educação para o desenvolvimento do país. Surgimento da Escola Nova (adoção de novos métodos e a reforma dos currículos escolares).

*1932 - Assinado manifesto da Escola Nova, que defende a universalização da escola pública, laica e gratuita, além de mudanças naspráticas e saberes pedagógicos como a valorização da experiência da criança.

*1942 - Criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o SENAI para formar mão de obra.

*1962 - Projetos voltados para alfabetização de adultos, o objetivo é capacitar o povo brasileiro para uma participação ativa na vida social e política do país.

*1964 - Paulo Freire é exilado.

*1971 - No auge darepressão do Regime Militar, movimentos de defesa da escola pública e de ampliação da educação são violentamente reprimidos. As disciplinas de História e Geografia são retiradas do currículo, e substituídas por Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica. É criado o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), com o objetivo de erradicar o analfabetismo.

*1988 - A nova Constituição obriga União e osEstados a aplicar, respectivamente, 18% e 25% da receita em educação.

*1996 - É promulgada a nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nessa lei o destaque é a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas), como primeira etapa da educação básica. Ministério da Educação e Cultura edita os Parâmetros Curriculares Nacionais.

*1998 - É criado o ENEM, SAEB e Prova Brasil, criados paraavaliar os conceitos aprendidos pelos alunos.

*2004 - Criação do PROUNI, universidade para todos dependendo do resultado no ENEM.

*2007 - O governo lança o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDL), que inclui um diagnóstico detalhado sobre o ensino público, e ações com foco na formação dos professores.

Fases da Educação no Brasil

Período Jesuítico (1549 - 1759)
A educação indígena foi...
tracking img