Teorias motivacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTIVAÇÃO:

1 – Conceitos básicos:

- É o processo pelo qual o comportamento é mobilizado e sustentado no interesse da realização das metas organizacionais;
- É o resultado da interação entre o indivíduo com a situação;
- Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoas para o alcance de uma determinada meta.

2 - Motivação intrínseca e extrínseca:Ao longo dos anos, passamos a acreditar que quando uma pessoa se põe a caminho de um objetivo, ela não necessariamente está motivada a atingir este objetivo. Os fatores que a levam a caminhar naquela direção podem ser intrínsecos ou extrínsecos. Quando são intrínsecos, há motivação; quando são extrínsecos, há apenas movimento.

É fato que muitas vezes, uma pessoa sente-se levada a fazer algopara evitar uma punição ou para conquistar uma recompensa. Entretanto, em ambos os casos, a iniciativa para a realização da tarefa não partiu da própria pessoa, mas de um terceiro, que a estimulou de alguma forma para que ela se movimentasse em direção ao objetivo pretendido. A pessoa não teria caminhado em direção ao objetivo caso não houvesse a punição ou a recompensa.

As pessoas podem,também, agir levadas por um impulso interno, por uma necessidade interior. Neste caso, existe vontade própria para alcançar o objetivo, existe motivação, que pode ser transformada em movimento permanente por meio da doutrinação. Aliás, é isso que as organizações produtivas buscam. Porém, na maioria das vezes, o que se vê é a aplicação de técnicas de estimulo ao movimento imediatista. O movimento é umasituação passageira Só dura enquanto persistirem os estímulos que o geraram. Além disso, a eliminação dos estímulos normalmente provoca insatisfação e um comportamento indesejável.

3 – Principais teorias motivacionais:

- Maslow: Pirâmide de Maslow ( hierarquia das necessidades: auto realização - ego(eu)(estima)(status) – sociais – segurança – fisiológicas ); subjetivas ( de crescimento) eobjetivas ( de sobrevivência).

- Hertzberg: dois conjuntos de diferentes fatores de trabalho: os motivadores – podem motivar e satisfazer as pessoas; e os higiênicos – evitam a insatisfação. Exemplo: (salário e vida pessoal; condições físicas de trabalho); (segurança no cargo; políticas administrativas empresariais; supervisão técnica); / (relações interpessoais; supervisão; colegas esubordinados); ( realização; reconhecimento; status); ( o trabalho em si; responsabilidade; progresso; crescimento)
A teoria dos dois fatores ou teoria da higiene-motivação, de Herzberg, classifica os eventos no trabalho em dois fatores: fatores intrínsecos (motivadores) e extrínsecos (higiê-nicos). Os intrínsecos (internos ao indivíduo) como o trabalho em si, a responsabilidade e a realização estãorelacionados com a satisfação com o trabalho. Os extrínsecos (externos ao indivíduo) como remuneração, políticas da empresa e supervisão estão relacionados com a insatisfação. Desta forma, o autor sugere que o oposto de satisfação não é insatisfação, mas sim não-satisfação. Do mesmo modo, o oposto de insatisfação é não-insatisfação. Herzberg sugere que para motivar as pessoas deve-se enfatizar os fatoresassociados com o trabalho em si ou com os resultados diretos dele (reconhecimento, oportunidade de promoção, responsabilidade, realização e outros), dado que estes são fatores que as pessoas consideram intrinsecamente recompensadores.


No rol das teorias contemporâneas, que representam o atual estado da arte de explicar a motivação dos trabalhadores, estão as seguintes teorias: teoria ERC, deAlderfer, teoria das necessidades, de McClelland, teoria da avaliação cognitiva, teoria da fixação de objetivos, teoria do reforço, teoria da equidade e a teoria da expectativa, de Vroom. Segue abaixo breve explicação sobre estas teorias, ainda segundo Robbins (2002).

- Teoria ERC ( existência, relacionamento e crescimento)
Alderfer revisou a teoria da hierarquia das necessidades, de...
tracking img