Teorias marxistas e o filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias Marxista relacionadas com o Filme Tempos Modernos

Karl Marx, que desenvolveu a mais interessante e provocativa teoria econômica do Estado, isto visto que na época em foi desenvolvida,nenhum economista havia começado a considerar a questão. Para Marx o Estado é o instrumento na qual uma classe domina e explora outra classe. Marx e Engels explicitam que “o poder político, adequadamenteassim denominado, é meramente o poder organizado de uma classe para oprimir a outra”.
A Teoria Marxista da Luta de Classes baseia-se na concepção da supremacia do proletariado. A luta entre as maisvariadas classes é o que configura a história de toda sociedade, uma história construída por grupos de interesse organizados, as classes sociais. Para Marx as classes não seriam somente um grupo de quecompartilha de um certo status social, mas é definida em relações de propriedade. Para ele havia aqueles que possuíam o capital produtivo, com o qual expropriavam a mais-valia, constituindo assim aclasse exploradora, de outro lado estava os assalariados, os quais não possuíam a propriedade, constituindo assim o proletariado. A luta de classes, segundo Karl Marx, só acabará com a implantação doregime comunista, onde esse conflito não terá como existir, pois não existirão mais classes sociais.

No filme Tempos Modernos foi lançado na crise de 1929 periodo marcado pelas dificuldadeseconômicas Mostra a pratica dessas luta de classes, onde o operário traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria marxista) e aos burgueses(donos dos meios de produção que exploravam essa mão-de-obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas). Cargas horárias extensas,compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subumanas em que se encontravam. Chegou a ser proibido na Alemanha de Hilter e na Itália de Mussolini por ser considerado "socialista"....
tracking img