Gestalt hyundai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA OPET

Tecnologia em Marketing



















PUBLICIDADE E PROPAGANDA: HYUNDAI

















CURITIBA

2011

ELIZANDRA

JULIO KNOB

JESSICA CANESIN

IGOR LUCAS ZANONA















PUBLICIDADE E PROPAGANDA: HYUNDAI

































CURITIBA

2011INTRODUÇÃO

Qualidade e uma marca forte. Estas são as duas prioridades da HYUNDAI para se preparar para o futuro. Não satisfeita em seguir e aprender, a montadora coreana busca, agora, liderar a indústria automobilística e moldar a evolução dos veículos motorizados. Com seu objetivo divulgado publicamente de tornar-se um dos cinco maiores fabricantes de carros do mundo até 2010, o que foicumprido à risca, a marca HYUNDAI deu início a uma verdadeira revolução interna, produzindo veículos campeões de venda e equipados com as mais modernas tecnologias disponíveis. O resultado: é a montadora que mais cresce no mundo atualmente.































HISTÓRIA

A montadora nasceu oficialmente no dia 29 de dezembro de 1967 dentro doconglomeradoHyundai Engineering and Construction Company, fundado em 1947 por Chung Ju-Yung, com a ajuda de seu irmão mais novo, Se-Yung Chung, na Coréia do Sul quando esta ainda se recuperava da guerra, tentando encontrar seu caminho em meio a uma economia global em fase de grande crescimento. Para poder competir com as tradicionais indústrias européias, americanas e japonesas, a HYUNDAI (palavraproveniente do coreano hyeondae, que significa “modernidade”) teria que absorver tecnologias de outras marcas e se desenvolver em tempo recorde. Essa trajetória começou em 1968, quando a empresa obteve a licença para montar alguns modelos da americana Ford apenas para o mercado interno. O primeiro deles foi o Ford Cortina, seguido pelo Ford Granada. Mas o primeiro carro totalmente desenvolvido pela marcacoreana surgiria apenas em 1974, o pequeno modelo Pony, apresentado oficialmente ao público no Salão de Turim na Itália e direcionado para segmentos de baixa renda.

Apesar de ter sido concebido pela HYUNDAI, o Pony utilizava tecnologia dos japoneses da Mitsubishi, como por exemplo, o motor, a transmissão, o eixo traseiro e a suspensão; além de ter sido desenhado pelo estúdio de designitaliano de Giorgetto Giugiaro. No ano seguinte a montadora lançou o modelo Excel, além de inaugurar uma nova fábrica na Coréia do Sul, capaz de produzir 300 mil veículos por ano. Em 1976, o modelo Pony foi o primeiro a ser exportado, com 1.042 unidades sendo enviadas para o exterior. Seis anos depois, a segunda geração do Pony foi apresentada, já com linhas mais modernas e acabamento mais sofisticado,e em 1984 atingiu um total de 500 mil unidades produzidas. Nesse mesmo ano foi apresentado o modelo Stellar, um sedã compacto para substituir o Ford Cortina. No ano seguinte a HYUNDAI atingiu o total de um milhão de carros produzidos e apresentou seu primeiro modelo de luxo, o Grandeur.

O Excel estava sujeito a problemas de controle de qualidade e precisava frequentemente de trocas depeças. As vendas emperraram, e a HYUNDAI virou motivo de chacota. Sua imagem era tão ruim que o popular apresentador David Letterman do “Late Show” (programa de entrevistas americano com elevados índices de audiência) divulgou uma lista das 10 pegadinhas mais engraçadas para se fazer com os astronautas no espaço, e a número 8 era “colar o logotipo da HYUNDAI no painel de controle da nave”. Em 1987ingressou no segmento dos mini-carros e dos caminhões. Quase no final desta década montou uma fábrica destinada a construir motores V6 e lançou o cupê esportivo Scoupe e o luxuoso modelo Sonata.

Somente no ano de 1991, a HYUNDAI apresentou o primeiro motor de fabricação própria, batizado  de Alpha, iniciando assim o caminho para a independência tecnológica, dando origem a uma família de...
tracking img