Tempos modernos e karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMPOS MODERNOS E O MARXISMO

Diversos aspectos da teoria de Karl Marx aparecem no filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, como forma de crítica do autor ao moderno pensamento da sociedade industrial, com a marginalização exacerbada do operariado e com a implantação de máquinas no meio industrial, além da substituição da mão-de-obra dos operários pela modernização da linha de produção,mostrando de certa forma o trabalho dos operários contínuo e mecânico.
Refém da burguesia, o proletariado passa a vender a sua força de trabalho. O personagem principal se sujeita a um serviço estressante e repetitivo, usando a si próprio como fonte de capital. A utilização do seu serviço se dá única e exclusivamente com o intuito de vender-se, como uma mercadoria, ou seja, a espécie humana foidesumanizada pelo capitalismo. Para Marx, o único bem que o trabalhador possui devido a não ser proprietário de meios de produção é a sua força de trabalho, a sua capacidade de trabalhar, sendo por isso que o trabalhador é obrigado a vender sua força de trabalho ao capital.

O filme “Tempos Modernos” revela a relação do trabalhador (proletariado) e seu dominador (burguesia), e que entra em cenana história mundial deste acontecimento a pessoa Karl Marx, um grande pensador e estudioso, que com sua teoria marxista explica e revela à sociedade a condição a qual estava exposta e meios de como acabar com um sistema dominante chamado capitalismo, uma revolução social que batia de frente com a exploração sofrida pelo trabalhador, que era disciplinado e alienado para o trabalho escravo, dedicarsua vida para gerar lucro para uma minoria da sociedade que dominava a “massa” humana.
O filme de Charles Chaplin traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora e aos burgueses. Cargas horárias extensas, compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subumanas em que se encontravam. A luta por melhores salários (que eram baixos), por melhorescondições de trabalho (os recintos eram imundos, as máquinas de manuseio perigoso etc.) e por uma carga horária menor, sempre foram uma constante, desde os tempos da Revolução Industrial. Mas a crítica de Chaplin no filme é com relação a essa exploração, que, nas idéias socialistas, se traduziria, por exemplo, num caso em que um operário trabalha muito para fabricar um automóvel ou eletrodoméstico, mas como dinheiro que ele, com o suor do seu rosto, ganha no mês, nem poderá comprar o mesmo. Assim, vê-se que a crítica ao modo capitalista nesse fato de justifica
"Tempos Modernos" é uma crítica principalmente ao modelo de indústria capitalista, onde o operário é engolido pelo capitalismo, com sua produção mecanizada, hierarquizada e disciplinada, que age com o auxílio das novas linhas de produção,nos mostra com maestria os efeitos que o desenvolvimento capitalista e seu processo de industrialização trouxeram à classe trabalhadora. Como diz o texto de introdução do filme, “’Tempos modernos’ é uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade”.
O uso das máquinas e a substituição da mão-de-obra operária também são aspectos marcantes. No “controlegeral” da produção, um único trabalhador presta o serviço diretamente para o seu patrão, operando um enorme maquinário que influencia toda a linha de produção da fábrica representada. Essa é uma marca da desvalorização do trabalho, da mão-de-obra.

Neste filme, Chaplin discorre sobre a sociedade industrial, o fordismo, o trabalho alienado e o processo de “coisificação” do ser humano, amparadopela obra do sociólogo alemão Karl Marx.
A inadequação de Carlitos com o trabalho alienado perpassa o tempo todo do filme. Na condição de operário ele tenta se adaptar, se esforça para inserir-se naquele novo mundo de produção em massa, máquinas gigantescas, exploração do trabalho, mas também de greves e de organização sindical. Esta inadequação fica presente logo no início do filme, quando...
tracking img