Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA

ÁREA: Filosofia Política TEMA: O Materialismo Histórico-dialético HISTÓRIA DA FILOSOFIA: Contemporânea INTERDISCIPLINARIDADE: Arte (cinema), Economia, História e Sociologia. TRANSVERSALIDADE: Política Contemporânea DURAÇÃO: 04 aulas de 50’. AUTORA: Angélica Silva Costa.

OBJETIVOS: Apresentar os principais conceitos sobre a filosofia Contemporânea dando um maior foco aomaterialismo histórico-dialético. Além disso, refletir sobre os conceitos comparandoos com a atualidade.

METODOLOGIA:

O desenvolvimento desta proposta dar-se-á pela exposição do tema proposto, com o apoio de alguns recursos didático-pedagógicos, tais como quadro e giz, DVD e televisão, micro-system ou aparelho de som. Ter-se-á como ponto de partida a problematização do tema proposto a serdesenvolvido a partir da exposição de um clássico do cinema: “Tempos Modernos” de Charles Chaplin. Serão aplicados alguns resumos com os pontos principais da filosofia marxista. Fará uso da interdisciplinaridade com enfoque na arte e na história, em especial, dando enfoque na importância do cinema.

PROGRAMAÇÃO:

1ª aula: • Apresentação do filme: “Tempos Modernos” de Charles Chaplin.

(38 min).Entrega de um resumo com a sinopse e contexto histórico do filme para facilitar a discussão do mesmo, a partir daí, esboçar alguns dos principais conceitos da teoria marxista.

2ª aula: • Apresentação da vida e obra de Marx e de todos os conceitos do materialismo – histórico, com a entrega de um resumo. Discussão dos mesmos levando em conta a comparação com a atualidade. Provocar uma interação comos alunos, pedindo-lhes opiniões e ou relatos sobre exemplos que saibam que possam ser colocados dentro do que está sendo abordado.

3ª aula: • Recordação dos principais conceitos da filosofia marxista, aplicação de exercícios (questões abertas e fechadas) e atendimento de dúvidas quanto ao assunto tratado.

4ª aula: • Análise da Música: “O Papa é Pop” – Engenheiros do Hawaii. Reflexão a partirda música apresentada visando a interação dos alunos / professor, tratando sobre a filosofia e o capitalismo, além dos conceitos desenvolvidos.

CONTEÚDOS:

TÍTULO DO FILME: TEMPOS MODERNOS (Modern Times, EUA 1936) DIREÇÃO: Charles Chaplin ELENCO: Charles Chaplin, Paulette Goddard, 87 min. preto e branco, Continental

Sinópse: Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vidaurbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A figura central do filme é Carlitos, os personagens clássicos de Chaplin, que ao conseguir emprego numa

2

grande indústria, transforma-se em líder grevista. Local onde coonhece uma jovem, por quem seapaixona. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas". Em sua segunda parte o filme trata das desigualdadesentre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diversão para a burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja dedepartamento, ilustram bem essas questões. Se inicialmente o lançamento do filme chegou a dar prejuízo, mais tarde tornou-se um clássico na história do cinema. Chegou a ser proibido na Alemanha de Hilter e na Itália de Mussolini por ser considerado "socialista". Aliás, nesse aspecto Chaplin foi boicotado também em seu próprio país na época do "macartismo". Juntamente com O Garoto e O Grande Ditador,...
tracking img