Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
KARL MARX

Colégio Municipal Rui Barbosa.
Sociologia - Rogério Turma: 3003 Amanda Maximiano, Anna Karolina, Letícia Pires e Nathália Souza.
16/04/2013

Sumário

INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
BIOGRAFIA 4
IDEIAS MARXISTAS 5
AS CLASSES SOCIAIS NO PENSAMENTO DE KARL MARX 6
As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão socialdo trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção. 6
MORTE 7
OBRAS 8
FRASES 10
CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃO
Com esse trabalho vamos conhecer a vida e obra do filósofo alemão, Karl Marx. Vamos conhecer e entender um pouco mais sobre seus ideais.

DESENVOLVIMENTO
BIOGRAFIA
O filósofo, cientista social, economista,historiador e revolucionário Karl Heinrich Marx, nasceu no dia 5 de Maio de 1818, na cidade de Tréveris. Sua mãe era Henriette Pressburg, era judia holandesa  e seu pai Herschel Marx, advogado e conselheiro da justiça, que era perseguido pelo governo absolutista de Frederico Guilherme III.
Em 1835 concluiu o curso ginasial no Liceu Friedrich Wilhelm, em Tréveris. Logo depois Karl estudou Direito,História, Filosofia, Arte e Literatura na Universidade de Bonn. Marx ingressou no Clube dos Doutores, que era liderado por Bruno Bauer, em Berlim. Onde perdeu o interesse pelo Direito e voltou-se para a Filosofia. Participou ativamente do movimento dos Jovens Hegelianos. No mesmo ano Karl Marx perde o seu pai. Em 1841, obteve o título de doutor em Filosofia com uma tese sobre as "Diferenças dafilosofia da natureza em Demócrito e Epicuro". Impedido de seguir uma carreira acadêmica, tornou-se, em 1842, redator-chefe da Gazeta Renana (Rheinische Zeitung), um jornal da província de Colônia, mas logo após a publicação do artigo sobre o absolutismo russo, o governo fecha o jornal
Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito, Teologia,Filosofia, Economia, entre outras. Karl Marx criou as bases da doutrina comunista, ele criticava o capitalismo.
Em 1843, casa-se com Jenny, irmã de seu amigo Edgard von Westphalen e filha de um barão da Prússia com a qual mantinha noivado desde o início dos seus estudos universitários. (Noivado que foi mantido em sigilo durante anos, pois as famílias Marx e Westphalen não concordavam com aunião.). O casal muda-se para Paris, onde junto com Ruge funda a revista "Anais Franco Alemães", onde publica os artigos de Fredrich Engels. Max publica "Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel" e "Sobre a Questão Judaica". Ingressa numa sociedade secreta, mas é expulso da cidade.
Do casamento de Marx com Jenny von Westphalen, nasceram sete filhos, mas devido às más condições de vida queforam forçados a viver em Londres, apenas três escaparam à idade adulta. As crianças eram: Jenny Caroline Jenny Laura, EdgarHenry Edward Guy, Jenny Eveline Frances, Jenny Julia Eleanor e mais um que faleceu antes de ser nomeado. Ao que consta, Franziska, Edgar e Guido faleceram na infância, provavelmente pelas péssimas condições materiais a que a família estava submetida. Marx também teve um filhonascido de sua relação amorosa com a militante socialista e empregada da família Marx, Helena Demuth.
IDEIAS MARXISTAS
Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundoeste economista, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana.
O marxismo se baseia no materialismo e o socialismo científico, constituindo ao mesmo tempo uma teoria geral e o programa dos movimentos operários. Em razão disso, o marxismo forma uma base de ação para estes movimentos, porque eles unem a teoria com a prática. Para os marxistas, o materialismo é a arma pela qual é...
tracking img