Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Neste “desafio apresentaremos o que é cultura, e quais as manifestações retratadas no filme ‘‘Tropa de elite”, para fazer o mesmo, tivemos que analisar o referido filme.
É importante compreendermos os mecanismos sociais e como eles podem influenciar na vida tanto psíquica como social dos indivíduos e de como a Psicologia pode auxiliar juntamente com os Assistentes Sociais áintervir em situações de conflitos sociais.



























O que é Cultura? Quais as manifestações culturais apresentadas no filme?

Tudo o que foi produzido pelo o trabalho humano faz parte da cultura. O que sustenta um grupo social está ligado a uma serie de fatores; porém, o mais importante é a liderança, ela é peça dedireção do grupo, a que transmite idéias e valores.
O termo cultura está ligado á história humana: roupas, ferramentas, armas, e tradições tornam o lugar das peles, garras, presas e instinto na busca de sobrevivência e proteção.
Hábitos e proibição, representando séculos de experiência acumulada pela tradição social, substituem os instintos hereditários, para facilitar a sobrevivência de nossaespécie.
O equipamento e as defesas do homem são exteriores ao seu corpo. Sua utilização não é herdada, mas aprendida, de forma lenta, com o grupo social a que o individuo pertence.
A herança social do homem não é transmitida pelas células das quais ele nasce, mas, por tradição que só começa a adquirir depois de ter saído do ventre materno. As modificações na cultura e na tradição podem seriniciadas, controladas ou retardadas pela escolha consciente e deliberada de seus autores e executores humanos.
A aquisição e a perpetuação da cultura são um processo social, não biológico, resultante da aprendizagem. Cada sociedade transmite ás novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados. Cada povo tem uma cultura própria. No entanto a sociedade elabora sua própria culturae recebe a influência de outras culturas. Todas as sociedades, desde as mais simples até as mais complexas, possuem cultura.
No filme podemos identificar algumas manifestações culturais como a língua falada e escrita, as formas de organizações socais, os costumes Etc.

O filme “Tropa de Elite”, sucesso de bilheteria de 2007, levantou uma questão bastante polêmica sobre o problema da violênciaurbana e o tráfico de drogas. Foi apontado que os verdadeiros responsáveis pela guerra diária pela qual passam as grandes metrópoles brasileiras (e aos poucos também as cidades médias) não são os traficantes em si, mas os jovens de classe alta e média que consomem e financiam o narcotráfico.
Podemos perceber a variação de conflitos sociais presentes no filme, e ressaltamos a importância doServiço Social juntamente com a Psicologia na resolução de determinados conflitos sociais. O Assistente Social, na expressão da questão social da dependência química, tem que trabalhar através de programas na prevenção e no tratamento. Estimulando a qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania, disponibilizando informação e orientação, acolhimento e apoio. Encaminhamentos a grupos de auto-ajuda,pesquisas e estudos sobre a temática também são realizados na efetivação da intervenção profissional.
Diante da ênfase ao individualismo e com a linguagem exacerbada do mercado, os assistentes sociais são desafiados a elaborar uma interpretação crítica do seu contexto de trabalho, um atento acompanhamento conjuntural, o estabelecimento de estratégias viáveis, atribuindo um tratamento teóricometodológico e ético-político diferenciado. Com a questão do uso e abuso de drogas se percebe o alcance cada vez maior de conseqüências generalizadas na vida social das pessoas: na desagregação familiar, nos acidentes de trabalho, acidentes de trânsito, aumento de violência e criminalidade (como vimos no filme), disseminação de doenças, inclusive o HIV, e altos índices de suicídio. A dependência...
tracking img