Teorias da personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução 2
2. Estrutura da Personalidade 3
3. Mecanismo de Defesa 5
 Repressão. 5
 Negação 5
 Racionalização 5
 Formação reativa 5
 Projeção 6
 Deslocamento. 6
3.1. Sublimação: 6
4. Estudo de Caso: 8
5. Conclusão: 9
6. Bibliografia: 11

1. Introdução:

Sigumun Freu revolucionou os estudos sobre a mente humana, pesquisando e descobrindo novasteorias, sendo considerado o pai da psicanálise.
Durante seus estudos observou vários aspectos, no qual, desenhou uma estrutura para a personalidade que se resume em ID, EGO e SUPEREGO. Através dessa teoria sobre os componentes da personalidade foi possível aprofundar seus estudos sobre a psique e abranger novas pesquisas sobre os conflitos psíquicos que as pessoas possuem.
Este trabalho foidesenvolvido por meio de um embasamento teórico através de pesquisas bibliográficas e artigos científicos, tem como objetivo relatar algumas das principais teorias de Freud, como a estrutura da personalidade e os mecanismos de defesa, no qual, dentre estes mecanismos iremos enfatizar a Sublimação.
Utilizamos como estudo de caso para exemplificar o mecanismo de defesa sublimação, a experiência de vidade uma artista da Rede Globo, Beatriz Gentil Pinheiro Guimarães, conhecida pelo seu nome artístico de Cissa Guimarães, recentemente transformou seu sentimento de dor pela perda de seu filho em luta por um projeto que visa obras urbanas para que exista um espaço seguro para a prática do skate, o esporte preferido de seu filho.



2. Estrutura da Personalidade:

As observações de Freudrevelaram uma imensa quantidade de conflitos psíquicos demonstrando quão complexa é a mente humana. Para tentar entender e ordenar este caos ele apresentou uma teoria sobre a estrutura da personalidade, no qual, é composta por tres componentes: ID, EGO e SUPEREGO.
Segundo Freud, ID é a estrutura da personalidade original, básica e central do ser humano, o considerou como um reservatório da energiainterior de toda a personalidade, sendo seus conteúdos de grande maioria inconscientes. O EGO se constrói a partir do ID conforme o individuo vai tomando consciência de sua própria identidade, é o componente do conjunto psíquico responsável pela realidade externa, tendo como tarefa a auto preservação para garantir a sanidade da personalidade, porém, sua função principal é estabelecer uma conexãoentre os estímulos externos e os internos. Assim, o EGO obedece a necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego. Por sua vez, o SUPEREGO sendo a ultima estrutura da personalidade atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do Ego, é o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos parâmetros que constituem asinibições da personalidade.
O Id pode ser associado a um cavalo cuja força é total, mas que depende do cavaleiro para usar de modo adequado essa força. 
 O Ego se desenvolve a partir do Id, à medida que a pessoa vai tomando consciência de sua própria identidade, vai aprendendo a aplacar as constantes exigências do Id. Como a casca de uma árvore, o Ego protege o Id, mas extrai dele a energia suficientepara suas realizações.
Com referência aos acontecimentos internos, ou seja, em relação ao Id, o Ego desempenha a missão de obter controle sobre as exigências dos instintos, decidindo se elas devem ou não ser satisfeitas, adiando essa satisfação para ocasiões e circunstâncias mais favoráveis ou suprimindo inteiramente essas excitações.
Esta última estrutura da personalidade o Superego sedesenvolve a partir do Ego. Ele atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do Ego, é o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos parâmetros que constituem as inibições da personalidade.
A formação de ideais do Superego está ligada a seu próprio desenvolvimento. O Superego de uma criança é, com efeito, construído segundo o modelo não de seus pais, mas do Superego de...
tracking img