Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEÚDO DE COMUNICAÇÃO VISUAL





Os componentes básicos da Comunição visual são o conteúdo e a forma.

Esses dois elementos estão diretamente associados na comunicação visual.

A forma através da qual o conteúdo se apresenta é escolhida conforme o objetivo da mensagem a ser transmitida.



A experiência visual está na interação de dois extremos:

- Conteúdo ( mensagem esignificado)

- Forma ( design, meio e ordenação) ;

A forma é afetada pelo conteúdo e vice-versa. A mensagem é emitida pelo criador e modificada pelo observador. A mensagem e o significado se encontram na composição.



A percepção, a capacidade de organizar a informação visual que se percebe, depende de processos naturais, das necessidades e propensões do sistema nervoso humano.

Ocompositor visual deve compreender os complexos procedimentos através dos quais o organismo humano vê e aprender a influenciar as respostas através de técnicas visuais.



O conteúdo e a forma constituem a manifestação; o mecanismo perceptivo é o meio para sua interpretação.

No design e no pre planejamento visual são necessários o planejamento cuidadoso, a indagação intelectual e oconhecimento técnico.

O artista deve buscar soluções para os problemas de beleza e funcionalidade, do equilíbrio e do reforço mutuo entre a forma e o conteúdo.



A composição visual parte dos elementos básicos: ponto, linha, forma, direção, textura, dimensão, escala e movimento.

A forma é a estrutura elementar da composição, através dos elementos, do caráter e da disposição dos mesmos.

Oselementos básicos a serem utilizados num determinado design e de que modo serão utilizados tem a ver tanto com a forma quanto com a direção da energia liberada pela forma que resulta no conteúdo.



A composição visual parte dos elementos básicos: ponto, linha, forma, direção, textura, dimensão, escala e movimento.

A forma é a estrutura elementar da composição, através dos elementos, docaráter e da disposição dos mesmos.

Os elementos básicos a serem utilizados num determinado design e de que modo serão utilizados tem a ver tanto com a forma quanto com a direção da energia liberada pela forma que resulta no conteúdo.





COMPOSIÇÃO DA IMAGEM



Substância básica daquilo que vemos, são a matéria-prima de toda informação visual;

A escolha dos elementos visuais queserem enfatizados e a manipulação desses elementos , está na mão do artista, artesão ou designer;



Ponto



Unidade de comunicação visual mais simples e mínima. Quando fazemos uma marca, seja com tinta ou qualquer outra substância, pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.

Qualquer ponto tem grande poder visual sobre o olho.

Quando vistos, ospontos se ligam dirigindo o olhar. Justapostos criam a ilusão de tom e cor



• É a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima.

• Na natureza, a rolundidade é a formulação mais comum, sendo que, em estado natural, a reta ou o quadrado constituem uma raridade.

• Quando qualquer material líquido é vertido sobre uma superfície, assume uma formaarredondada, mesmo que essa não fique um ponto perfeito.

• Quando fazemos uma marca, seja com tinta, com uma substância dura ou com um bastão, pensamos nela como um ponto de referência ou um indicador de espaço.

• Qualquer ponto tem grande poder de atração visual sobre o olho, estando ele ali naturalmente ou colocado pelo homem por qualquer objetivo.

• Dois pontos são instrumentosúteis para medir o espaço no meio físico ou no desenvolvimento de qualquer tipo de projeto visual.

• Desde cedo, aprendemos a utilizar o ponto como sistema de notação ideal na régua e em outros instrumentos de medição, como o compasso., o transferidor, etc.

• Quanto mais complexas forem as medidas necessárias à execução de um projeto visual, tanto maior será o número de pontos a...
tracking img