Teoria da personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicologia da personalidade estuda os indivíduos, e as diferenças entre eles.
A personalidade pode ser definida como as causas subjacentes do comportamento e da experiência individual que existem dentro da pessoa. A descrição da personalidade considera os modos como deveríamos caracterizar um individuo. A inclusão numa categoria nos diz muito sobre cada membro. Os tipos presumem que as pessoasentram em categorias naturais.
Um traço de personalidade é uma característica que distingue uma pessoa de outra. Os traços permitem uma descrição mais precisa da personalidade porque cada traço se refere a um conjunto mais focalizado de características. São necessários mais traços do que tipos para se descrever uma personalidade.
Traços e tipos de personalidade nos permitem comparar uma pessoacom outra. Esta é a abordagem nomotética. A abordagem idiográfica estuda um individuo por vez, sem fazer comparações com outras pessoas. Na pratica, a abordagem idiográfica é impossível, já que qualquer descrição de uma pessoa implica comparação com outras pessoas. Chamamos uma pesquisa idiográfica quando ela enfoca as particularidades de um caso individual.
Desde que Gordon Allport propôs ostermos idiográficos e nomotéticos, os psicólogos da personalidade vem debatendo o valor de ambas as abordagens. Os críticos da abordagem idiográfica afirmam que esse tipo de pesquisa carece dos necessários controles e repetições da ciência. Os críticos da abordagem nomotética perguntam como a personalidade pode ser o estudo de indivíduos, se suas pesquisas estão sempre baseadas em grupos. A maioriadas pesquisas no campo da personalidade é nomotética. Apesar de suas vantagens cientificas, o método nomotético tem inconvenientes. Ele estuda muitas pessoas e as compara, o que torna difícil a obtenção de uma compreensão bastante completa de cada uma das pessoas. Enfoca mensurações de traços mais do que a compreensão integral das pessoas. Rae Carlson (1971) criticou a pesquisa da personalidadepor enfocar apenas uma variável, isso não é suficiente para possibilitar a compreensão de um individuo, já que muitos aspectos se combinam para formar a personalidade. Ele também criticou os pesquisadores da personalidade por investigarem apenas um setor limitado da população. Tanto a abordagem nomotética como a idiográfica tem algo a contribuir para a psicologia da personalidade. Os indivíduostornam possível uma descrição mais completa da personalidade e das causas do comportamento. Os estudos de grupos são necessários para determinar se as explicações individuais também se aplicam a outras pessoas. A relação entre variáveis encontrada na pesquisa nomotética pode não se repetir numa pesquisa idiográfica e vice-versa. Temos de conhecer o individuo e também saber como ele pode ser comparadocom outros. A psicologia da personalidade tem três objetivos: descobrir o que é verdadeiro para todas as pessoas, para grupos de pessoas e para cada indivíduo.
A personalidade, enquanto causa subjacente do comportamento de um individuo, produza comportamentos coerentes em diferentes situações. Walter Mischel, estava incomodado com o excesso de generalizações feitas pelos clínicos quandoprediziam comportamentos com base em testes de personalidade. Argumentava que a pesquisa não conseguia provar a suposição de coerência do comportamento em diferentes situações. Contatou que as situações são mais fortes do que a personalidade como determinantes do comportamento. A personalidade opera no contexto de situações como os traços de personalidade.
O termo dinâmica da personalidade refere-se aosmecanismos pelos quais a personalidade se expressa, enfocando muitas vezes as motivações que orientam o comportamento. Uma teoria precisa explicar a dinâmica e o desenvolvimento da personalidade, bem como fornecer conceitos descritivos, como traços. Sem uma teoria dessa amplitude, os traços perdem seu pleno sentido. A motivação fornece energia e orientação ao comportamento. As motivações de...
tracking img