Teoria da personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA

Teorias e Sistemas I

Disciplina: Teoria e Sistemas I

Carazinho, maio de 2008.

Sumário
1. Sigmund Freud 3
1.1 Um pouco da história de Sigmund Freud 3
1.2 Relação entre a Teoria e a vida de Sigmund Freud 4
1.3 Principais criticas à Sigmund Freud 4
1.4 Das contribuições de Freud - TeoriaPsicanalítica 5
2. Carl GustavJung 9
2.1 Um pouco da história de Carl Gustav Jung 9
2.2 Relação entre a Teoria e a vida de Carl Gustv Jung 10
2.3 Das contribuições de Carl Gustav Jung - Teoria da Personalidade 11
3. Alfred Adler 14
3.1 Um pouco da história de Alfred Adler 14
3.2 Relação entre a Teoria e a vida de Alfred Adler 15
3.3 Das contribuições Alfred Adler 16



1. Sigmund Freud1.1 Um pouco da história de Sigmund Freud

Sigmund Freud, nasceu em Freiberg, Tchecoslováquia, em 6 de maio de 1856, Sigmund Freud é filho de Jacob Freud e de sua terceira mulher Amalie Nathanson, durante quase oitenta anos viveu em Viena, tendo deixado a cidade quando os nazistas ocuparam a Áustria. Em 14 de Setembro de 1886, em Hamburgo, Freud casou-se com Martha Bernays. Freud e Marthativeram seis filhos: Mathilde, nascida em 1887, Jean-Martin, nascido em 1889, Olivier, nascido em 1891, Ernst, nascido em 1892, Sophie, nascida em 1893 e Anna, nascida em 1895. Um deles, Martin Freud, escreveu uma memória intitulada Freud: Homem e Pai, na qual descreve o pai como um homem que trabalhava extremamente, por longas horas, mas que adorava ficar com suas crianças durante as férias deverão.
Ainda jovem decidiu ser cientista e com essa idéia definida matriculou-se na escola de medicina da Universidade de Viena em 1873, graduando-se oito anos depois. Freud nunca pensou em clinicar, mas as escassas recompensas do trabalho científico, as limitadas oportunidades do progresso acadêmico para um judeu e as necessidades crescentes da família forçam-no a exercer a profissão. Apesardisso, Freud ainda encontrava tempo para pesquisar e escrever.
De 1884 à 1885 Freud realizou estudos e pesquisas sobre as aplicações clinicas da cocaína e seus efeitos. No ano seguinte (1886), Freud mudou-se para Paris e foi estagiar em La Salpetriere, com o neurologista francês Jean- Martin Charcot pelo período de um ano, onde observou o uso da hipnose no tratamento da histeria. Freud então, houvefalar do método usado por um médico vienense (Joseph Breuer), método pelo qual o paciente ficava curado dos seus sintomas pelo processo de falar sobre eles. Breuer e Freud trabalharam juntos no estudo de alguns casos de histeria tratados pela técnica da entrevista (1895), e se separaram por causa da divergência em torno da importância do fator sexual na histeria. Freud sustentava que osconflitos sexuais eram a causa da histeria, enquanto Breuer mantinha o ponto de vista tradicional e conservador. Freud passou a trabalhar sozinho, desenvolvendo as idéias que haveriam de fundamentar sua teoria psicanalítica e resultaram mais tarde na publicação de sua primeira grande obra “a interpretação dos sonhos”.
E é no ano de 1896 que Freud usa pela primeira vez o termo Psicanálise, e em 1902funda a sociedade Psicológica das Quartas-feiras, que em 1908 veio a formar a “Sociedade Psicanalítica de Viena”. Em 1905, Freud publica seus trabalhos que modificarão para sempre o conceito de realidade, o conceito de Inconsciente. Durante o período de ascensão do nazismo, Freud teve seus livros queimados em praça pública pelos nazistas, em Berlim (1933).
Exilado, rodeado de amigos e familiares,reconhecido mundialmente como um gênio da medicina e da psicologia, em meio a terríveis sofrimentos causados por um câncer no maxilar e no palato, que avançava inexoravelmente, Sigmund Freud, morreu em 23 de setembro de 1939, aos 83 anos de idade, deixando muitas contribuições dentro do conhecimento psicológico, fundador da teoria da psicanálise, defendia a existência de processos psíquicos...
tracking img