Teoria de Personalidade

Páginas: 14 (3487 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 2
TEORIA DA PERSONALIDADE 3
Estrutura da personalidade 3
Processos da Personalidade 4
TEOREMA FREUDIANA PSICANALÍTICA DAS PERSONALIDADES 6
Freud e a Teoria Psicanalítica 6
A Teoria Psicossocial de Erikson 6
TEORIA DE APRENDIZAGEM SOCIAL DE ALBERT BANDURA 7
Teoria de aprendizagem social 7
A imitação/observação na teoria de aprendizagem social 7
Aprendizagemobservacional 8
Maslow e a Teoria da Auto-Realização 9
Auto realização de Maslow 9
TEORIA DE CARL ROGERS E A ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA 10
Abordagem Centrada na Pessoa - Carl Rogers 10
MURRAY E A TEORIA DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda sobre a Teoria da Personalidade. Uma teoria da personalidade tem por objectivoorganizar o conhecimento a respeito da personalidade de tal maneira que a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e novas hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação.
Diversos autores se dedicaram à pesquisa da personalidade, cada um com ênfases teóricas e metodológicas diferentes, o que os levou muitas vezesa resultados completamente distintos. Apesar de todas as diferenças, no entanto, todos os teóricos procuram oferecer resposta a algumas perguntas básicas.
O presente artigo apresenta e discute os elementos característicos comuns a todas as diferentes teorias da personalidade, apresentando no final uma lista das diferentes teorias, com ligações para os artigos correspondentes.

TEORIA DAPERSONALIDADE
Estrutura da personalidade
A expressão "estruturas da personalidade" refere-se àquelas características estáveis da personalidade. As diferentes teorias da personalidade se diferenciam quanto às estruturas consideradas como base para o estudo:
1. Traços ou disposições referem-se à consistência das reacções de um indivíduo a diferentes situações. Por exemplo, quando se diz que umapessoa é "aberta", quer-se dizer que ela se comporta dessa maneira em diferentes situações. Em geral os traços psicológicos são vistos como dimensões contínuas, ou seja, todas as pessoas têm mais ou menos de determinada característica;
2. Tipos psicológicos referem-se a um padrão estável de traços de personalidade. Tipos psicológicos são considerados mais como categorias do que como dimensões. Porexemplo os termos "introvertido" e "extrovertido" foram criados por Carl G. Jung como descrição de dois tipos psicológicos, ou seja, algumas pessoas são extrovertidas e outras introvertidas. Posteriormente os termos foram tomados por Hans Eysenk para descrever os dois extremos de uma dimensão, de tal forma que qualquer pessoa pode ser classificada como mais ou menos extrovertida. O construto deEysenk, apesar de baseado em tipos psicológicos de Jung, é na verdade um traço de personalidade.
3. Outros autores preferem ver personalidade como sistema ou conjunto de sistemas, ou seja, eles não procuram características isoladas de uma pessoa (abertura, extroversão) mas procuram observar como tais características, e mesmo a pertinência a determinado tipo psicológico, são geradas através dainteracção entre diferentes processos mentais (emoções, pensamento, cognições etc.). Tais autores, assim, não vêm "extroversão" como algo que uma pessoa tem ou que uma pessoa é, mas uma descrição da forma como a pessoa se comporta e é resultado da interacção entre as formas de pensar e sentir do indivíduo.
As diferentes teorias da personalidade não se diferenciam somente quanto às unidades que tomamcomo base, mas também quanto à relação que há entre elas. Alguns autores consideram, por exemplo, que diferentes traços de personalidade se relacionam de maneira hierárquica. Existem duas formas de relação hierárquica entre duas características: (1) característica A é um exemplo da característica B (ex. ser "sociável", "conversador" são exemplos de "extroversão) ou (2) característica A serve a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da personalidade
  • Teoria da personalidade
  • Teorias da personalidade
  • Teorias da personalidade
  • Teoria da Personalidade
  • Teorias da Personalidade
  • teoria da personalidade
  • Teorias da personalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!