Criptografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A partir do uso da internet como um veículo de baixo custo para transferir informações eletrônicas para todas as partes do mundo, e junto com a falta de segurança da rede mundial, inspirou-se no estudo da criptografia como um modo de proteção para os dados eletrônicos.
Com isso, hoje a segurança da informação digital é uma das principais preocupações que vem ocorrendo no mundovirtual. Então, para esse fato, foram criadas várias ferramentas para tentar impedir que um dado digital possa ser lido por uma pessoa não autorizada. Com isso surgiu o mecanismo denominado criptografia, uma palavra grega que significa kryptós, "escondido", e gráphein, “escrever”.
Utilizada desde as escritas hieroglíficas, a criptografia não mudou muito até meados do século XX. Durante a SegundaGuerra Mundial, com a invenção dos computadores e a possibilidade de realizar contas complexas em muito pouco tempo, alguns países investiram nesse método de segurança, utilizando-se de cálculos matemáticos complexos.
Nos tempos modernos, a criptografia tem se tornado um conjunto de informações teóricas, assim como o estudo matemático da informação e especialmente sua transmissão de um lugar paraoutro. O criptógrafo renomado Ronald Linn Rivest, nascido em 1947 na cidade Schenectady em New York e professor de Ciência da Computação, observou que a “criptografia é algo sobre comunicação na presença de adversários”. É um contribuinte central para vários campos: segurança de informação, autenticação e controle de acesso. Uma das primeiras propostas da criptografia é esconder o significado demensagens e não a existência delas. A criptografia é primordial para as técnicas usadas em segurança de redes de computadores, em assuntos como controle de acesso, confiança em informações, cartões ATM, senhas em computador e comércio eletrônico (e-commerce), dentre outras aplicações encontradas atualmente.
Esta ferramenta, considerada arte e ciência, consiste em transformar um texto original(plaintext) ou texto claro (cleartext) em um texto ilegível, ou seja, texto cifrado (ciphertext) ou ainda texto código (codetext), através de uma cifra, dificultando a leitura da mensagem original para que apenas o emissor e o receptor possam ter acesso aos dados com segurança. Assim a principal característica da criptografia é oferecer a credibilidade, a confidencialidade e a integridade dasinformações transferidas no meio eletrônico (KRAUSE, 1998).
A partir do desenvolvimento da tecnologia e da evolução dos computadores foram sendo desenvolvidos inúmeros tipos de algoritmos criptográficos, mas os únicos seguros resultavam no aumento significativo da mensagem codificada e exigiam um enorme processamento computacional, ou seja, uma desvantagem relevante. Além disso, várias criptografiasrecentes estão sendo quebradas facilmente em um intervalo de tempo curto, tornando-as inseguras.
Algumas das propriedades importantes a se analisar na criptografia são eficiência e segurança. A primeira está relacionada à velocidade na codificação e decodificação no tempo mínimo necessário. A segunda esta restritamente ligada à dificuldade de se quebrar o algoritmo considerado, tanto pela forçabruta quanto pela análise de freqüência. Assim, é primordial que o algoritmo funcione com eficiência e segurança para atender às suas expectativas.
Com isso, nosso trabalho se baseou no algoritmo criptográfico denominado posicional, que leva em consideração a posição de cada caractere que se encontra na mensagem a ser codificada. É este um dos motivos pelo qual o método posicional foi escolhido,além do fato de ser de mais fácil compreensão, da implementação de seu algoritmo ser, de certa forma, mais fácil e de ter um nível de dificuldade relativamente alto (quando comparado a outros métodos) ao se tratar de quebra de arquivo.
O objetivo a ser alcançado é implementar um algoritmo em linguagem C# para fazer a demonstração do mesmo. Para tal fim, foi necessário o estudo da linguagem e...
tracking img