Teorias critico reprodutivistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS

A escola por muito tempo foi como um instrumento para desfazer as injustiças socias, seria um meio para o progresso e a democratização, já que seu objetivo eratornar iguais as chances para os indivíduos de classes diferentes. Mas a reprovação e a evasão escolar eram grandes, mostrando que a equalização proposta não ocorreu.
Então, nas décadas de 60 e 70,muitos téoricos franceses consideraram essa ideia de escola muito simples, pois na verdade as escolas estavam reproduzindo as diferenças sociais, onde os indivíduos de classes mais baixas eramdiscriminados e repreendidos.
Os sociólogos franceses, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, foram reprodutivistas defensores da teoria da violência simbólica. Eles acabaram com a ilusão da autonomiaabsoluta do sistema escolar e, para eles, a escola era totalmente dependente do contexto social na qual está inserida.
A chamada violência simbólica, pregada pelos teóricos, é aquela que levava aspessoas a agirem e a pensarem de um determinado jeito, sem que se dessem conta de que agem e pensam assim. Assim, a cultura e os sistemas simbólicos em geral podem se tornar meios de poder, já quefazem valer a ordem vigente e tornam homogêneo o comportamento social.
Então, para os autores, a instituição escolar é considerada um meio de violência simbólica, pois reproduz as regalias existentesna sociedade, o acesso à escola, o sucesso escolar e possibilidade de cursar uma universidade, estão reservados aos já socialmente favorecidos. Os esquemas de pensamento, percepção, apreciação e açãosão dados desde a infância por um trabalho pedagógico feito primeiro pela família e depois pela escola, logo as crianças de classes dominantes possuem uma educação familiar muito próxima daquela quereceberão na escola. Sendo natural que o estudante vindo de classes pobres fique desambientado, causando o fracasso.
Para os autores, a existência de um sistema de ensino institucionalizado e...
tracking img